Biblioteca da UFLA adquiriu 7.883 livros em 2013 – prazo para novas solicitações vai até 30/5

biblioteca3Na busca pela melhoria contínua nas condições de ensino e pesquisa, a Biblioteca da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem ampliando seu acervo. A partir das solicitações de compra de livros, feitas pelos professores dos departamentos em 2013, já foram adquiridas 7.883 novas obras até o momento. Mais de R$ 1,2 milhão foram empenhados para esse fim. O prazo para que os professores registrem, em 2014, novas solicitações pelo sistema Pergamum vai até 30/5.

A lista com as obras adquiridas em 2013 pode ser consultada neste link. Apenas títulos esgotados não foram comprados. Os livros entregues e com preparo técnico concluído já estão disponíveis para empréstimo.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, a política da Administração é de ampliação regular do acervo, com o objetivo de gerar melhorias para a qualidade dos cursos de graduação. O diretor da Biblioteca, Nivaldo Oliveira, acrescenta que o acervo já passa de 280 mil obras. “Não há uma tendência de crescimento exponencial desse número, mas a política é de atualização constante”, explica Oliveira, informando que até mesmo para alguns dos novos cursos há livros adquiridos.

Além do aperfeiçoamento do acervo físico, a Biblioteca oferece hoje aos alunos o acesso à Coleção ABNT, por meio da qual é possível consultar as orientações atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. As instruções a serem seguidas para o acesso a esse conteúdo digital estão disponíveis no site.

Solicitações de livros em 2014biblioteca4

Para garantir a familiaridade dos usuários com o sistema Pergamum, a coordenação da Biblioteca promoveu no dia 14/4 uma capacitação com os (as) secretários (as) dos departamentos, a fim de torná-los aptos a utilizar o sistema e auxiliar os professores durante o registro de solicitações. Também é possível incluir os pedidos seguindo o roteiro disponibilizado pela Biblioteca.

Além disso, no dia 25/4, às 14h, será promovida uma segunda edição da capacitação, desta vez tendo como público-alvo os coordenadores de curso. Professores interessados em participar do treinamento, que tem duração aproximada de uma hora, também podem se juntar aos coordenadores, bastando que enviem e-mail para biblioteca@reitoria.ufla.br.

É importante ressaltar que os títulos requeridos devem compor as ementas das disciplinas de graduação. A professora Soraya ressalta que o número de livros adquiridos com o último processo de compras foi expressivo, e enfatiza a importância do envolvimento dos professores, por terem atuação fundamental nas solicitações. “Com a participação deles, a necessidade de todos os cursos pode ser contemplada e os alunos beneficiados”, diz.