Aula Inaugural da Pós-Graduação Stricto Sensu será no dia 11 – participe

UFLA recepciona estudantes anualmente

A UFLA receberá os estudantes de pós-graduação stricto sensu ingressantes em 2014 em uma aula inaugural, no dia 11/4/2014, às 8h30, no Salão de Convenções. Na ocasião, o reitor, professor José Roberto Scolforo; o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior; e o coordenador geral da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA (APG) Iberê Martí Moreira da Silva darão as boas-vindas e explanarão sobre o cotidiano acadêmico.

Às 9 horas, o professor Leandro Tessler fará a palestra: “Desafios para a internacionalização do Ensino Superior no Brasil”. Professor do Instituto de Física Gleb Wataghin – Departamento de Física Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), assessorou a Reitoria para Projetos de Internacionalização. Atuou, ainda, com mecanismos de acesso e ação afirmativa, como coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Antes do evento, às 8 horas, os discentes serão recebidos em um café da manhã, no hall anexo ao Salão de Convenções. O evento marca a recepção oficial dos estudantes dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFLA.

Tradição

Evento tradicional na UFLA, a Aula Inaugural dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu é realizada anualmente, no início do primeiro semestre letivo, para recepcionar oficialmente os discentes ingressantes e oferecer a oportunidade de integração com os demais estudantes e docentes.

O encontro ainda possibilita que os participantes façam contato com pesquisadores renomados ou gestores ligados à Pós-Graduação, que possam contribuir no sentido de informar e formar opiniões sobre assuntos de interesse para esse público. A Aula é uma realização da UFLA, por meio da PRPG, com o apoio da APG.

Pós-graduação na UFLA

A Pós-Graduação stricto sensu foi implantada na UFLA em 1975 e, desde então, foram formados mais de 6.500 profissionais, sendo 4.976 mestres e 1.585 doutores. A Universidade se destaca na pesquisa, com 22 cursos de doutorado, 25 cursos de mestrado e 7 Mestrados Profissionais.

Esses cursos estão em 32 programas de pós-graduação, distribuídos em onze áreas do conhecimento: Biodiversidade, Ciências Agrárias I, Ciências dos Alimentos, Ciência da Computação, Administração/Ciências Contábeis e Turismo, Engenharia IV, Astronomia/Física, Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros, Matemática/Probabilidade/Estatística e Interdisciplinar.