Equipe da UFLA viaja nesta sexta-feira para missão do Projeto Rondon

Rondon 2014A UFLA será representada na Operação Velho Monge, do Projeto Rondon, que ocorre entre janeiro e fevereiro de 2014. Oito estudantes, dos cursos de Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal, coordenados pelos professores Celso Vallin (DED) e Luiz Antônio de Bastos Andrade (DAG), embarcam nesta sexta-feira (17) para Teresina (PI).

Na capital do Piauí, o grupo se encontra com outros, para coordenação de atividades. A equipe segue para a cidade de Barão de Grajaú (MA), onde iniciará as ações previstas no dia 19 de janeiro. Além de atenderem às demandas da cidade, realizará oficinas em comunidades próximas.

As ações contemplam atividades culturais, oficinas e palestras sobre agricultura e meio ambiente. A equipe arrecadou livros, que serão doados à cidade e emprestados aos moradores; haverá sessões de cinema na praça; e ainda atividades recreativas para o incentivo à produção de poesias e desenhos.

Nas oficinas, os rondonistas falarão sobre sistema agroflorestal, apicultura, queimadas controladas, matas ciliares, construção de filtro de água caseiro, horta vertical a base de garrafas PET, plantas medicinais e reaproveitamento e compostagem de resíduos sólidos.

O retorno será no dia 3 de fevereiro. Após a missão, o grupo retorna a Teresina para avaliação.