Prêmio Hugo Werneck de Ecologia: UFLA recebeu Destaque Especial

IMG_3014A edição 2013 do Prêmio Hugo Werneck, um dos mais importantes da área de ecologia no Brasil, ocorreu na noite de 9/12, em Belo Horizonte. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, participaram da solenidade. A UFLA teve dois projetos indicados ao prêmio: Inventário Florestal UFLA/IEF (categoria melhor exemplo em flora) e Projeto Malha/ Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (categoria melhor exemplo em fauna).

Os dois projetos ficaram entre os três finalistas. A UFLA foi agraciada com o prêmio na categoria Destaque Especial, sendo homenageado o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo. Na opinião dos jurados, o fato de a Universidade ser responsável por dois indicados na mesma noite e a notável experiência em realização de projetos de cunho ambiental (a exemplo do Cadastro Ambiental Rural – CAR) foram determinantes para a escolha.

O professor Scolforo recebeu o prêmio e lembrou que a Universidade realiza projetos em parceria com várias esferas do poder público, desde prefeituras (como o Inventário das Árvores de Belo Horizonte), governo estadual (Inventário Florestal de Minas Gerais) a projetos de âmbito nacional (CAR). Além disso, ressaltou o empenho dos servidores e estudantes, que levaram a Universidade a se tornar a segunda melhor do Brasil, de acordo com o IGC/MEC.

Durante o evento, a ministra Izabella Teixeira, o secretário estadual de Meio Ambiente Adriano Magalhães e o presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Bertholdino Apolonio Teixeira assinaram o CAR de Minas Gerais. “Esse cadastro é o primeiro passo para mudar a realidade da gestão pública ambiental no País. Essa política, inclusive, significa sustentabilidade na prática”, explicou Izabella Teixeira. A ministra lembrou, no ato da assinatura, a participação da UFLA neste projeto.

O suporte tecnológico do CAR é feito pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf/UFLA). O Cadastro Ambiental Rural auxiliará os processos de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública. Possibilitará, assim, traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Projetos finalistas da UFLA

O Projeto Malha, realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE/UFLA), consiste em uma rede de pesquisadores, órgãos governamentais, empresas e comunidade para a coleta, sistematização, gestão e difusão de dados de atropelamento de fauna selvagem em território brasileiro. Nesse sentido, é o maior esforço brasileiro e possivelmente mundial, de acordo com a sua organização.

O Malha já envolve 20 unidades de conservação brasileiras, em três diferentes biomas, e caminha para o desenvolvimento de um banco de dados brasileiro de registro desse impacto, um aplicativo de coleta de dados e o fortalecimento do CBEE como um Centro de Excelência. É coordenado pelo professor Alex Bager, do Departamento de Biologia (DBI). Os responsáveis pela premiação consideraram o projeto como o “maior esforço já realizado no Brasil para mitigar os impactos das rodovias e ferrovias brasileiras sobre atropelamento da fauna selvagem”.

Já o Inventário Florestal é um conjunto de informações relativas à flora e à cobertura vegetal em Minas Gerais – um instrumento para o planejamento estratégico das ações dos órgãos de meio ambiente.

A ferramenta foi iniciada para fins de realização de planejamento estratégico e, a partir de 2010, foi acrescida de monitoramento mensal para auxiliar em prevenção de desmatamentos, vistorias e fiscalizações. O projeto é coordenado pelo professor José Roberto Soares Scolforo, do Departamento de Ciências Florestais (DCF).  A premiação destacou que esse é o maior inventário florestal já realizado no Brasil.

O Prêmio Hugo Werneck

Considerado o “Oscar da Ecologia”, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza premia iniciativas, empresas, instituições públicas, exemplos e personalidades que se destacam em sustentabilidade. É uma iniciativa do Grupo Ecológico, integrado pela Revista Ecológico, especializada na temática ambiental. O evento tem a participação do Ministério do Meio Ambiente e do Governo de Minas Gerais.

Veja os demais premiados e saiba mais em: http://www.premiohugowerneck.com.br/.