Equipe de Ginástica Aeróbica da UFLA brilha no Pan-americano

Premiação: o trio adulto, ladeado pelos técnicos, conquistou o bronze
Premiação: o trio adulto, ladeado pelos técnicos, conquistou o bronze

Evento mais importante da modalidade nas Américas, o Campeonato Pan-americano de Ginástica Aeróbica 2013 foi realizado entre os dias 20 e 27 de outubro em Santiago, no Chile. A equipe da UFLA integrou a delegação brasileira, que conquistou o primeiro lugar geral nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil, além do segundo lugar na categoria adulto.

A UFLA teve como membros da delegação o professor Luiz Henrique Maciel (DEF), como chefe de delegação e técnico; e a professora Lívia Pacheco, como técnica. Entre os ginastas, os estudantes do curso de Educação Física José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira e Marcelo Martins competiram na prova de Trio Adulto e conquistaram a medalha de bronze; já as ginastas Julia Diniz, Milena Penido e Raphaela Azevedo, que competiram na prova de trio infanto-juvenil, ficaram com o quarto lugar.

Participação destacada: estreando em competições internacionais, o trio infanto chegou à quarta colocação
Participação destacada: estreando em competições internacionais, o trio infanto chegou à quarta colocação

“O desempenho da equipe da UFLA foi brilhante: as meninas do trio infanto-juvenil nunca tinham participado de campeonatos internacionais e, em seu primeiro evento, já conquistaram a quarta colocação, com uma diferença de 0,15 pontos para o terceiro colocado”, analisa o professor Luiz Henrique.

Dessa forma, o ano competitivo foi encerrado com excelentes resultados e há grandes perspectivas para 2014, sendo o principal objetivo o Campeonato Mundial, de acordo com o técnico. A preparação do trio adulto é intensa.

O Campeonato Pan-americano de Ginástica Aeróbica contou com a presença de cerca de 300 ginastas dos países: Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Peru, México e Venezuela. A delegação brasileira foi composta por 43 pessoas, entre ginastas, técnicos e árbitros de Minas Gerais, Rio Grande Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.