Aula-show sobre Vinicius de Moraes marcou lançamento da VIII Semana do livro e da Biblioteca da UFLA – veja fotos

Durante evento, projeto Biblioteca Itinerante – Ônibus UFLA foi lançado

Aula-show: música, biografia e aspectos estéticos da obra do “Poetinha”.

Uma aula-show sobre Vinicius de Moraes e apresentação do Coral Vozes do Câmpus emocionaram a comunidade acadêmica da UFLA, na noite de 21 de outubro. Na ocasião, a VIII Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA (SLBU) foi aberta, lembrando o centenário do poeta, compositor, jornalista e dramaturgo.

Durante a sessão solene de abertura, a presidente da comissão organizadora da SLBU, pedagoga Regina Flexa Ribeiro Proença, enalteceu a pluralidade da obra de Vinicius de Moraes: “O compositor continua atual. Contemplar seu legado e nos juntar às demais bibliotecas que promovem a Semana do Livro é fundamental.

O diretor da Biblioteca Universitária, bibliotecário Nivaldo Oliveira, ressaltou a importância de formar novos leitores e o apoio que o projeto Biblioteca Itinerante dará à cidade de Lavras.

Destacando a revitalização e reforma pelas quais a Biblioteca passará, o pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Carlos José Pimenta, concluiu que “o apoio da Proplag à BU é apoio a todos os setores que a utilizam”.

O Coral Vozes do Câmpus interpretou cinco músicas, inclusive uma composição de Vinicius. O maestro Augusto Pimenta afirmou que é sempre um prazer se apresentar em eventos da UFLA, mas eventos de caráter cultural tornam as apresentações são especiais.

Após a apresentação do Coral, o professor Roniere Silva Menezes apresentou a biografia de Vinicius de Moraes, com destaque para a abrangência e a diversidade de sua obra – o “Poetinha” escreveu obras para diferentes públicos e sobre personagens distintas. O professor lançou, em 2011, o livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius. Durante a aula, ele foi acompanhado pela cantora Ligia Jacques e pelo músico violonista Rogério Leonel, que interpretaram algumas composições de Vinicius.

Biblioteca Itinerante levará atrações aos bairros lavrenses
Biblioteca Itinerante levará atrações aos bairros lavrenses. Veja fotos do interior do ônibus na galeria abaixo.

O ônibus do projeto Biblioteca Itinerante foi aberto aos presentes. O projeto tem como objetivos levar mais educação e cultura aos bairros periféricos de Lavras, incentivando o hábito e o prazer da leitura. Com o empréstimo de livros, exposições didático-científicas e atividades lúdicas e culturais, espera-se favorecer o processo de formação social, ao mesmo tempo em que são transcendidas as fronteiras da Biblioteca Universitária.

Programação da SLBU

A SLBU prossegue até o dia 24 de abril; hoje (22), a atração cultural será a exibição do filme Orfeu Negro, seguido de debate, às 18 horas, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária. No dia 23, o projeto Biblioteca Itinerante será apresentado, às 14 horas, na Praça Augusto Silva; e às 19 horas, a atração será o minicurso “Vinícius de Moraes: diálogos entre poesia e música”, no Anfiteatro da Biblioteca Universitária.

O encerramento, no dia 24, será marcado pelo recital “Vinícius em palavras”, ao meio-dia, e pela inauguração do espaço de integração dos servidores da Biblioteca Universitária, às 16 horas. Entre os objetivos da SLBU, estão a releitura da obra de Vinícius de Moraes, maior  inserção da Biblioteca Universitária na comunidade e  a integração de toda a comunidade acadêmica.

Para participar do debate sobre o filme Orfeu Negro e do minicurso “Vinícius de Moraes: diálogos entre poesias e música”, é necessária a inscrição, neste endereço.

Veja mais detalhes do evento no convite abaixo e no site: www.biblioteca.ufla.br/slbu.