Gilberto Gil faz show durante comemorações de aniversário da UFLA – veja fotos

Gilberto Gil na UFLAQuem andou com fé e adquiriu seu ingresso presenciou um maravilhoso show com o cantor Gilberto Gil, na noite de ontem (5), no Estádio da UFLA. Em uma apresentação especial, ele interpretou seus maiores sucessos e realçou o aniversário da Universidade Federal de Lavras com a sua música, combinando ritmos como rock, reggae, samba, forró e axé – um dom possível apenas para quem é capaz de misturar chiclete com banana.

Para Gil, é essa mistura que torna a música nacional tão característica e rica. “A música brasileira é ávida de ritmos latinos, africanos e europeus”. Jorge Benjor foi citado por ele como exemplo, em entrevista coletiva antes da apresentação.

Durante o show, Gilberto Gil levantou não só a torcida do Flamengo, mas todas (inclusive do Cruzeiro e Atlético Mineiro), com uma energia contagiante: aos 71 anos, cantou, tocou guitarra e violão, dançou pelo palco e interagiu com o público.

Como a apresentação integrou a Semana de Ciência, Cultura e Arte, ele ressaltou a ligação entre esses setores: “Educação e cultura sempre andaram juntas. E os universitários tiveram um papel importante nessa junção, ao longo da história brasileira”, analisou o cantor, lembrando a participação estudantil no movimento da Bossa Nova e no período militar.

Gil deixou aquele abraço para Lavras e parabenizou a UFLA pelo aniversário: “Completar 105 anos, consolidando-se, é um desafio para uma universidade localizada no interior do Brasil”, ressaltou, durante o show.

Com mais de 50 discos na carreira, Gilberto Gil é um ícone da música popular brasileira e vencedor de oito Grammys. Foi um pioneiro na utilização da internet, disponibilizando vasto material digitalmente, incluindo canções. Mas sua importância na cultura nacional não se restringe à música: na política, já foi ministro da Cultura do Brasil.

Veja as fotos das galerias. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.

Fotos: Cibele Aguiar
Fotos: Mateus Lima