ALMG homenageia UFLA pelos seus 105 anos – veja fotos

Referência para o Brasil: essas foram palavras ditas sobre a UFLA por todas as autoridades presentes na homenagem feita pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à UFLA, em Reunião Especial do Plenário na noite de ontem (12), em Belo Horizonte. A homenagem foi requerida pelo deputado estadual Fábio Cherem, em razão dos 105 anos da Universidade.

Mas a congratulação foi além do aniversário. Falando primeiramente como requerente da homenagem e depois em nome do presidente da ALMG (deputado Dinis Pinheiro), Cherem destacou a importância da UFLA na superação de desafios brasileiros – como a produção de alimentos e a carência por profissionais da saúde, com a criação do curso de Medicina, em 2014.

Cherem entregou ao reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, uma placa alusiva à homenagem, destacando os mais de 100 anos da Instituição em excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão.

Plantando uma instituição – Scolforo afirmou que o reconhecimento veio do povo de Minas Gerais, já que a ALMG representa todos os mineiros. E, embora tal reconhecimento tenha suas raízes no trabalho de Samuel Gammon e na contribuição ao desenvolvimento da agricultura brasileira, o reitor frisou que “está sendo plantada uma instituição que vai dominar não só a agricultura, mas que também vai se projetar nas ciências sociais, saúde e engenharias”. A multidisciplinaridade e a internacionalização são pilares para essa fase, de acordo com Scolforo.

IMG_8454“Trata-se de um reconhecimento do trabalho não de uma direção executiva específica, mas de todos: estudantes, técnicos administrativos e docentes, que se doaram e se doam para a construção da Universidade. Ter o reconhecimento do povo mineiro é extremamente gratificante para nós”, salientou o reitor da UFLA.

A reunião ainda contou com a música de Rosa Nunes (voz) e Binho Sebá (violão), que interpretaram o Hino Nacional Brasileiro e outras composições. Além do deputado Cherem e do reitor da UFLA, compuseram a mesa de honra: o prefeito e o vice-prefeito de Lavras, Marcos Cherem e Aristides Silva Filho (Tide); o presidente da Câmara Municipal de Lavras, Marcos Possato; a vice-reitora da Ufla, Édila Vilela Resende Von Pinho; e o discente João Marcos Lara.

Depoimentos:

Fábio Cherem: “Essa homenagem é devida a instituições que funcionem e sejam motivo de orgulho. A UFLA tem demonstrado, com trabalho e perseverança, que se tornou uma referência aos mineiros e brasileiros.”

Marcos Cherem: “A UFLA é a maior embaixatriz de Lavras para o Brasil e para o mundo.”

Aristides Silva Filho: “Não é possível contar a história de Lavras sem citar a UFLA. Esse é o reconhecimento a uma grande instituição, que tem um imenso peso político, econômico e social para a região e para o País.”

Marcos Possato: “É uma satisfação, como ex-aluno e presidente da Câmara Municipal de Lavras, participar dessa homenagem. Há uma parceria muito salutar entre a Câmara e a UFLA, especialmente na transmissão das reuniões do Legislativo pela TV Universitária. A UFLA tornou-se referência para o mundo em conhecimento científico e tecnológico.”