Professora da UFLA e doutorando ministram curso sobre Ecologia de Solos na UFBA

01.08 fátima solosEntre os dias 22 e 26 de julho, a professora do Departamento de Ciência do Solo (DCS/UFLA) Fátima Maria de Souza Moreira, acompanhada do doutorando em Ciência do Solo, Teotônio Soares de Carvalho, ministraram o curso Ecologia de Solos Aplicada à Gestão Ambiental. O curso foi realizado em Ondina, no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Participaram do curso profissionais da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), profissionais da área e acadêmicos da universidade.

O curso faz parte de um acordo de cooperação técnica, coordenado pela Diretoria de Estudos Avançados em Meio Ambiente (Deama) e pelo Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada a Gestão Ambiental, do Instituto de Biologia da UFBA.

Com carga horária de 40 horas, o curso abordou conceitos básicos de pedologia, fertilidade, física, biologia e microbiologia de solos, com ênfase nos biomas brasileiros; efeitos do manejo agrícola e de outras atividades sobre a biodiversidade e funcionamento do solo; e a importância do solo nos ecossistemas, com ênfase na produção agrícola, manejo de resíduos e clima.