Para marcar seus 105 anos, UFLA traz a Lavras Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso e Oswaldo Montenegro

sitePara marcar os 105 anos de atuação e consolidação como uma das mais importantes instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) prepara uma programação que vai envolver não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade de Lavras e região. Fortalecendo a relação com a sociedade, haverá três grandes shows no câmpus da Universidade: Paralamas do Sucesso (30/8), Oswaldo Montenegro (3/9) e Gilberto Gil (5/9).

As comemorações, de 29 de agosto a 7 de setembro, incluem a II Feira do Livro e das Letras, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Semana de Ciência, Cultura e Arte, com a realização do Simpósio Internacional de Biodiversidade.

Além da tradicional programação da Semana de Aniversário da UFLA, que terá a abertura oficial e culto ecumênico no dia 30/8 (sexta-feira), Lavras terá uma diversificada agenda cultural, com shows, peças teatrais, exposições, palestras, feira de livros e mostra fotográfica.

Neste ano, a UFLA inova mais uma vez ao proporcionar uma programação diversificada, com ênfase na valorização da ciência, da cultura e da arte. O objetivo é abrir as portas da Universidade, fortalecendo o vínculo com a sociedade de seu entorno. A maior parte da programação é aberta ao público e gratuita. A entrada nos shows será mediante a troca de produtos não perecíveis, que serão doados às entidades filantrópicas de Lavras e região. (Os detalhes da troca de ingressos serão divulgados em breve).

Para tanto, a Direção Executiva da UFLA foi incansável na busca de parcerias. A programação da Semana de Aniversário tem o apoio do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura, Capes, CNPq e Fapemig, Secretaria de Estado da Cultura, além das empresas Petrobrás, Furnas, Stihl, Fibria, Dow AgroSciences, Heringer, Mannesmann, Agrichem, Satis, Rex, Expresso Nepomuceno, Autotrans, Rocelle Foto e Formatura e as concessionárias Laveli e Viva.

A valorização da Ciência

No dia 2 de setembro, haverá a abertura do Simpósio Internacional de Biodiversidade, que seguirá até o dia 4 de setembro com uma programação que vai atrair a participação de especialistas e estudantes de diversas instituições nacionais, além de ter 27 conferencistas renomados do Brasil e 13 do exterior: França, Canadá, México, Austrália, Bélgica, Portugal, Holanda e Moçambique.

O Simpósio será realizado com a abordagem de seis temas principais: Biodiversidade do Solo; Biodiversidade Microbiana e Inovações para a Indústria; Diversidade Cultural e Biodiversidade no Brasil; Coleções de Culturas e Taxonomia de Cogumelos e Algas; Café e Biodiversidade; e Biodiversidade dos Biomas.

Veja outras informações no site: http://ufla.br/sinbio/

Semana de Aniversário com cultura e arte

Na sexta-feira (30/8), haverá a abertura da Semana de Aniversário, no pátio em frente ao prédio da Reitoria, seguido do tradicional culto ecumênico e a apresentação de uma peça teatral. No sábado (31/8) haverá o Churrasco do Servidor, no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia da UFLA (Fazenda Palmital), com o objetivo de promover a integração de todos os servidores da Universidade (docentes, técnicos administrativos e terceirizados).

No dia 1º de setembro, será a terceira etapa do Circuito UFLA de Corridas de Rua, com a segunda edição da corrida Gammon-UFLA que, em 2012, reuniu mais de 400 participantes.

O Café com os Aposentados será na terça-feira (3/9) e o Jubileu de Ouro e Prata e o Jantar do Ex-Aluno serão realizados na sexta-feira (6/9), mediante convite especial.

Veja a programação completa no site: http://ufla.br/aniversario/

 Incentivo à leitura

A II Feira do Livro e das Letras de Lavras, de 29 de agosto a 1º de setembro, será organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA, com parceria da Prefeitura Municipal de Lavras. Os eventos serão realizados na Casa da Cultura e Casa Rosada. Será uma oportunidade para valorizar os escritores locais e regionais, com destaque para o Concurso Literário da UFLA 2013 que, nesta edição, recebeu 537 textos e poemas de autores de 14 Estados brasileiros e países como Portugal, Moçambique, Japão e Dinamarca. Na oportunidade, haverá o lançamento do livro “Concurso Literário da UFLA 2012”.