Bolsista do Programa de Mobilidade Mercosul da UFLA dá aulas de tango em Lavras

07.08 aula tangoA argentina Paula Aldeco é bolsista do Programa de Mobilidade Mercosul e está no Brasil por seis meses para cursar disciplinas do Departamento de Administração (DAE) na  Universidade Federal de Lavras (UFLA). Nas horas vagas, Paula é também professora de Tango, ministrando aulas todas as terças e quintas, Escola de Dança – Dance.

Paula fala como surgiu a iniciativa: “Eu estou aprendendo danças do Brasil e queria apresentar um pouco da Argentina, porque não é todo mundo que sabe dançar tango. O intercâmbio está sendo dos dois lados, estou aprendendo muito e quero deixar um pouco da minha terra aqui, e isso é o que mais me motiva”.

Aprendizado em mão dupla: ela ensina o tango e aprende dança brasileira

Algumas mulheres e um casal são os alunos de Paula, e todos devem usar salto alto nas aulas, “Tango se dança de salto”, comenta Paula. “O tango, além de ser uma dança de salão, tem uma história para contar. A ideia é que seja uma aula mais relaxada e tranquila. Tudo que eu sei eu tento ensinar em três meses. Para o encerramento, queria fazer algo tradicional da cultura Argentina, por isso vamos fazer uma ‘Milonga’, que é uma festa de tango, uma noite argentina.”

As aulas de tango contam também com a participação do professor de dança brasileiro Rodrigo Nicolau e se estendem até outubro. Com o fim do intercâmbio, Paula retornará a sua terra natal, mas por enquanto, está gostando muito de Lavras e da UFLA. “Para mim o intercâmbio está sendo muito legal. O idioma é a parte mais difícil, principalmente por ser muito semelhante, a probabilidade de errar é maior, pois algumas palavras são muito parecidas.”

Informações sobre as aulas: (35) 3821-8713 – Dance Escola de Dança

Texto e fotos: Marina Botelho – jornalista – bolsista/ASCOM