Professor Magno Ramalho será homenageado no Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas

Magno RamalhoO prêmio Professor Ernesto Paterniani, homenagem da Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP), será entregue, neste ano, ao professor da UFLA Magno Antonio Patto Ramalho. Ele receberá o prêmio durante a cerimônia de abertura do 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas na noite de hoje (5), em Uberlândia. A homenagem foi instituída em 2009 e é dada a cada dois anos a um associado que tenha atuação consolidada no melhoramento genético de plantas no Brasil.

O Congresso ocorre até o dia 8, reunindo pesquisadores, produtores e profissionais ligados ao agronegócio. Além do professor Magno, outros representantes da UFLA poderão ser agraciados durante o evento: o estudante Guilherme Henrique Souza Medeiros e o pesquisador Vinícius Teixeira Andrade, que são indicados ao Prêmio Jovem Melhorista, nas categorias Iniciação Científica e Mestrado, respectivamente. Esse prêmio será concedido na solenidade de encerramento do Congresso.

Primeiro encontro presencial de estudantes de Administração Pública e Filosofia foi realizado no sábado

Encontro Presencial CeadFoi realizado no último sábado (03/08) o primeiro encontro presencial dos cursos de Graduação de Administração Pública e Filosofia do Centro de Educação a Distância (Cead), no Salão de Convenções da UFLA. Estiveram presentes o pró-reitor Adjunto de Graduação, professor Marco Antônio Villarta Neder; o coordenador do CEAD, professor Ronei Ximenes Martins; o coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Cléber Carvalho de Castro; os coordenadores dos cursos de Administração Pública e Filosofia, modalidade a distância, professora Heloísa Rosa Carvalho e professor André Constantino Yazbek; e os estudantes.

Os cursos a distância estão se espalhando por todas as regiões. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e Pearson Brasil, entre 2010 e 2011 houve um crescimento de 58% do número de matrículas.

De acordo com o prof. Marco Antônio Villarta Neder, a educação a distância é um desafio. “A educação a distância é um desafio com o tempo que vivemos e o acesso à informação”, além de “chegar a lugares físicos onde a universidade não conseguiria chegar”.

No Brasil o número de pessoas com acesso à internet chegou aos 94,2 milhões, aponta o relatório divulgado pelo Ibope Media no dia 14 de dezembro de 2012. Foi levado em consideração usuários maiores de 16 anos com acesso em vários locais (em casa, no trabalho, na faculdade etc) e na faixa etária de 2 a 15 anos que se conectam apenas no domicílio.

Tatiane Aparecida Rodrigues (36), de Boa Esperança – MG, é estudante de Administração Pública e se diz satisfeita com a qualidade do ensino. “A qualidade do curso é boa e consistente. Considero a flexibilidade dos cursos a distância importante por questão de trabalho e por morar em outra cidade”. Fábio Henrique (21), de Cambuí – MG, está cursando Filosofia e compartilha a mesma opinião. “A qualidade do curso a distância é boa. Estou sentindo um pouco de dificuldade, pois o curso é difícil”.

A UFLA oferece os cursos de graduação em Administração Pública, Filosofia, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia, além de pós-graduação em Educação Ambiental, Gênero e Diversidade na Escola, e Produção de Material Didático para a Diversidade, ambos a distância.

Texto e foto: Leonardo Assad – jornalista – bolsista/ASCOM/DCH

III Workshop de Engenharia de Alimentos será realizado de 12 a 14 de agosto

vinhos e queijosTrês minicursos compõem o III Workshop de Engenharia de Alimentos, que será realizado de 12 a 14 de agosto, no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA). Os minicursos, ministrados pelos professores Luiz Carlos de Oliveira Lima, Luiz Ronaldo de Abreu e Eduardo Valério Vilas Boas, serão sobre Tecnologia e Degustação de Vinhos, Tecnologia e Degustação de Queijos e Tecnologia de Minimamente Processados, com atividades teóricas e práticas.

As inscrições podem ser feitas na Cantina Central da UFLA ou na sala do Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos (Caeal), ao valor de R$ 50,00. As vagas são limitadas. A realização é do Caeal. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3829-1045 ou e-mail caeal_ufla@hotmail.com.

Com informações de Lucas Baldo Luvizaro – Bolsista Ascom/DCA

Equipe Troia realiza curso sobre microcontroladores PIC

TroiaA equipe Troia de Robótica realizará um minicurso sobre microcontroladores PIC, nos dias 12 a 14, com duração de 13,5 horas. O curso será realizado no Laboratório de Processamento de Sinais, das 18 às 22 horas, e será ministrado por Rodrigo Garcia e Kássio Ribeiro.

O curso abordará os seguintes tópicos: Introdução ao simulador Proteus, Display LCD, Conversor AD, PWM, Timers, Portas digitais I/O e Interrupções.

As inscrições estarão abertas nos dias 8 e 9 de agosto, na Cantina Central, ao valor de R$ 50,00, mais dois quilos de alimento não perecível (que devem ser entregues no dia do evento). Haverá emissão de certificado e coffee-break nos intervalos, em todos os dias do evento.

Com informações de Vivian Bruna Marcello – bolsista Ascom-DEG