Software de geração de horários escolares desenvolvido na UFLA é sucesso na web

17.07 sistema cronosUm software web desenvolvido por ex-alunos da UFLA tem feito sucesso online e já conta com 3.200 usuários na internet. O sistema, chamado de Sistema Cronos, é baseado em um algoritmo que gera horários escolares de acordo com as necessidades e restrições das instituições de ensino.

Voltado para o uso de escolas, faculdades, universidades e cursos em geral, o projeto nasceu em 2005 como um trabalho da disciplina de Inteligência Artificial do curso de Ciência da Computação da UFLA. Em 2006, o ex-aluno Leonardo Aparecido Ciscon apresentou seu trabalho de conclusão de curso “O Problema de Geração de Horários: um foco na eliminação de janelas e aulas isoladas”, apresentando o mesmo algoritmo utilizado no Sistema Cronos. Hoje, o sistema é mantido por dois ex-alunos do curso de Ciências da Computação e dois estudantes do curso de Sistemas de Informação da UFLA.

Desde seu lançamento comercial como página da web em 2009, o software foi atraindo a atenção de diversas instituições de ensino de todo o Brasil, tendo 150 cadastros inicialmente. A partir do ano seguinte, o número de usuários passou a crescer cada vez mais e atualmente o sistema já possui mais de 3.200 usuários de todo o Brasil.

Michelle Andrade, uma das responsáveis pelo projeto, comenta porque o sistema tem sido bem sucedido: ”Devido à facilidade de uso, por ser web e não precisar ser instalado nos computadores da escola, possuir relatórios que auxiliam a identificar os dias e horários com mais restrições, assim como velocidade na geração dos horários (em alguns casos, em menos de 3 minutos o horário é elaborado) e pela capacitação da equipe de atendimento, que é constantemente elogiada pelos usuários.”

O Sistema Cronos, no entanto, ainda não é ou faz parte de uma empresa. De acordo com Michelle: “Estamos na fase inicial, start-up, investindo no produto para num futuro próximo criarmos uma empresa. Só no ano letivo de 2013 foram elaborados 2600 horários”, comenta.

Confira a página do Sistema Cronos: http://www.sistemacronos.com.br/

Texto: Marina Alvarenga Botelho – jornalista/bolsista ASCOM