Renda agrícola volta a ficar negativa no ano de 2013

Os Índices de Preços Pagos (IPP) e de Preços Recebidos (IPR), referentes aos insumos gastos pelos produtores rurais e à venda dos produtos agrícolas no Sul de Minas Gerais, respectivamente, estabilidade e queda. Os índices são medidos mensalmente pelo Departamento de Administração e Economia da UFLA (DAE), por meio de pesquisa coordenada pelo professor Renato Fontes.

O IPP permaneceu estável em relação a abril, enquanto o IPR caiu em -2,10%. Essa queda mensal foi ocasionada devido à retração de preços do grupo de hortifrúti e do preço do café no ano de 2013.

No acumulado deste ano, a renda agrícola apresenta-se em queda de -1,59%, marcado principalmente pelo desempenho negativo do grupo do café (-16,48%) e dos grãos (-4,14%). Outro grupo que começa a esboçar queda para a renda dos produtores, o das hortaliças, no comparativo com o mês de abril apresentou queda de -1,05%; entretanto, esse grupo ainda apresenta uma alta de 41,61% no acumulado geral de 2013, o que garante uma renda positiva para os seus produtores.

Para o professor Renato Fontes, a queda no preço do café, desde 2012, ocorre devido à alta produção, ocasionada pelo elevado preço que o produto obteve em anos anteriores. Isso levou os cafeicultores a melhorarem os tratos culturais na lavoura e estimulou o aumento da área plantada, o que acabou gerando excesso de oferta dessa commodity e consequente pressão dos preços para baixo.

O grupo do leite continua em alta, tanto em comparação com abril (acréscimo de 1,83% no seu preço) quanto ao acumulado de 2013 (mantém elevação total de 2,81%). Essa alta no preço do leite é decorrente da baixa oferta: a piora das pastagens na região Sudeste levou a uma produção menor e crescimento da concorrência dos laticínios pelo produto, elevando seu preço.

Consulte aqui os índices divulgados no mês passado.