QS Latin America 2013: UFLA está entre as 100 melhores universidades da América Latina

28.05 QS américa latinaA Universidade Federal de Lavras (UFLA) figura entre as 100 melhores universidades da América Latina, conforme levantamento divulgado pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, que também produz o ranking TopUniversities. No ranking 2013, a UFLA ocupa a 94ª posição, no seleto grupo das 100 melhores universidades latinas de 19 países.

Embora tenha perdido nove posições no ranking, quando comparado a 2012, quando ocupava a 85ª posição, a UFLA elevou a pontuação geral dos sete critérios avaliados. O ranking é obtido a partir da composição dos seguintes indicadores: reputação acadêmica, reputação da instituição entre os empresários, números de estudantes, proporção de docentes com doutorado, número de publicações proporcional ao número de docentes, citações de artigos e impacto na web.

Com base nesses indicadores, a UFLA obteve destaque no número de artigos científicos por docente, ficando em sétimo lugar e também na proporção de docentes com doutorado, ficando na 24ª posição, dentre as 300 universidades avaliadas.

Entre as universidades mineiras, a UFLA ocupa a 4ª posição no grupo “top 100”, como são chamadas as primeiras classificadas. Além da UFLA, entre as universidades federais mineiras estão ranqueadas: (UFMG) na 10ª posição, Viçosa (UFV) 69ª, Uberlândia (UFU) 78ª, Ouro Preto (UFOP) 104ª, Juiz de Fora (UFJF) 118ª e Triângulo Mineiro 138ª.

O QS Quacquarelli Symonds é organizado por um grupo britânico especializado em pesquisa e avaliações do desempenho de instituições de ensino.  É responsável pelo QS World University Rankings®, que avalia cerca de 600 universidades em todo o mundo e é extensamente utilizado como referência por atuais e futuros universitários, profissionais acadêmicos e governos. Tem como finalidade promover universidades como instituições diversificadas, oferecendo uma comparação do sucesso global e o ideal de permanecer ou se tornar uma instituição com um nível de qualidade mundialmente reconhecida.