Mestrado Nacional Profissional em Física abre inscrições – UFLA é um dos polos

As inscrições para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), voltado para professores de Física do Ensino Médio e Fundamental, foram abertas hoje (16). O curso será ministrado em 21 polos no Brasil e a UFLA é um deles.

O curso terá duas etapas de seleção: a primeira é uma Prova Escrita Nacional, para a qual o candidato deverá se inscrever no período de 16/5 a 17/6, no endereço eletrônico http://www.sbfisica.org.br/mnpef. Há uma taxa de inscrição, de R$ 50,00, que deve ser paga até o final do prazo. A prova será realizada no dia 23/6, nos polos.

Em outro prazo (5/6 a 5/7), o candidato para o polo UFLA deverá fazer uma inscrição para a Prova de Defesa do Memorial, na Secretaria da Pós-Graduação do Departamento de Ciências Exatas (DEX). Para a inscrição, o candidato deve levar alguns documentos e cópias (veja a relação no edital para o polo UFLA), incluindo um memorial escrito. Esse memorial deverá conter a trajetória profissional e um plano de trabalho a ser desenvolvido no mestrado, em conformidade com alguma das áreas de trabalho disponíveis no polo UFLA.

Na Prova de Defesa do Memorial, o candidato deverá discorrer oralmente sobre sua trajetória profissional e sobre o plano de trabalho a ser desenvolvido no mestrado, tendo quarenta minutos para fazê-lo, em data e local a serem divulgados.

A coordenação nacional do curso é da Sociedade Brasileira de Física (SBF). O início das aulas está previsto para agosto de 2013; os interessados podem obter mais informações na Secretaria de Pós-Graduação do DEX.

Linha de pesquisa do polo UFLA

No polo UFLA, os mestrandos irão desenvolver a linha de pesquisa Física na Educação Básica, propondo produtos e processos, e atualizações do currículo de Física para o Ensino Fundamental e Médio, na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

Área de Trabalho 1: Ensino de Física e a relação com as demais disciplinas

Área de Trabalho 2: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no Ensino de Física

Área de Trabalho 3: Experimentação no Ensino de Física

Área de Trabalho 4: Introdução de temas de Física Contemporânea no Ensino de Física

Área de Trabalho 5: Introdução de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física

Área de Trabalho 6: Metodologias de ensino e processos avaliativos

Área de Trabalho 7: Educação inclusiva para o Ensino de Física

 

Acesse aqui o Edital Nacional.

Acesse aqui o Edital do Polo UFLA.