Inbatec e Sebrae realizam Encontro de Negócios na UFLA e investidores apontam potencial

24.05 Inbatec mesaA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), promoveu nessa quinta-feira (23) um Encontro de Negócios com o objetivo de criar uma rede de relacionamento entre as empresas incubadas e possíveis investidores. Oito empresas nascentes na UFLA apresentaram seus produtos e serviços.

O evento foi realizado no auditório da Inbatec e contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela Von Pinho; do pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; do coordenador da Inbatec, professor Wilson Magela Gonçalves, da analista técnica do Sebrae/MG – Microrregião Lavras, Glaucya Jerusa Souto Vale; do chefe de Gabinete da Prefeitura de Lavras, Aloísio Soares de Lima Junior e de representantes de instituições e empresas convidadas.

Entre os presentes no Encontro, o consultor Sidney Severini Júnior, coordenador do Núcleo Anjos do Sul de Minas, grupo que reúne cerca de 30 investidores da região com a tarefa de fazer a ponte entre as empresas nascentes e o mercado. Segundo o investidor, as empresas incubadas na UFLA têm grande potencial de investimento e futuras sociedades.

Representante do Núcleo Anjos do sul de Minas apresenta visão do mercado às empresas incubadas
Representante do Núcleo Anjos do sul de Minas apresenta visão do mercado às empresas incubadas

Os anjos, como são chamados os investidores de empresas tecnológicas, contribuem para acelerar o desenvolvimento das empresas, por meio de capital, rede de relacionamentos e experiências de gestão. “Percebi na UFLA um solo fértil para novos negócios. Fiquei realmente impressionado com a maturidade das empresas em diferentes áreas do conhecimento”, ressaltou o representante dos investidores.

No caminho certo

A vice-reitora, Édila Von Pinho, ressaltou a expansão da Universidade e a importância do apoio dos governos federal, estadual e municipal, bem como do Sebrae para o desenvolvimento da Incubadora: “Partimos agora para uma nova etapa. Temos nove empresas incubadas que tiveram a oportunidade de desenvolver e amadurecer seus produtos. A UFLA veio se preparando estamos preparados para atender os empreendedores no processo de transferência de tecnologia,  visando sempre a melhoria da qualidade de vida da população”.

Para o coordenador da Inbatec, “Esse encontro demonstra que as empresas já consolidaram seus produtos e estão prontas para ganhar o mercado. Ter a participação de empresas do mercado e a parceria do Sebrae reforça que nós estamos no caminho certo”.

O professor José Maria de Lima apontou o potencial da Incubadora de transformar pesquisas acadêmicas em produtos: “Não adianta produzir conhecimento restrito a teses e dissertações e colocá-las nas prateleiras da biblioteca. É necessário proteger e desenvolver novos produtos.”

O encontro de negócios teve a apresentação de oito das nove empresas incubadas da UFLA: Tbit (Sistema de Análise de Sementes); Mitah Technologies (tecnologias para gestão de armazém, laticínios e soluções logísticas); Olea (transformação de óleos residuais em produtos sustentáveis), Hidrofoco (monitoramento e controle de irrigação; conservação de solo e água), Agrofitness Tecnologia Agrícola LTDA (soluções orgânicas contra doenças para produtos rurais); Polaris (inovações em soluções web); Ceres Tecnologia e Animal Nutri (inovação e biotecnologia em nutrição mineral) e FitoTec (prestação de serviços em nutrição animal e vegetal).

Parceria com o Sebrae

Mais uma vez, o Sebrae reforçou sua parceria com a Universidade, contribuindo para a criação de um ambiente de empreendedorismo e inovação. Gláucia Vale destacou os benefícios do evento, ressaltando que o encontro de negócios contribui para estreitar os laços entre as empresas incubadas e empresas convidadas, disseminando os produtos e serviços apresentados para outras empresas com grande potencial de gerar negócios.

Parque Científico e Tecnológico de Lavras

O Encontro de Negócios deu visibilidade às empresas incubadas de Lavras, ressaltando seu potencial como referência no sul de Minas. Com a construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), a Inbatec e suas empresas terão a oportunidade de ampliar ainda mais a sua visibilidade e as redes de negócios. Wilson Magela ressalta as expectativas “O Lavrastec será um elemento importante para a consolidação do ambiente de inovação em Lavras. Em dois anos, a Inbatec vai ocupar uma área muito maior, com a possibilidade de atrair mais empresas nascentes na Universidade”.

Texto: Marina Botelho jornalista/bolsista
Incentivo ao empreendedorismo na Universidade por meio de parcerias e novas redes de relacionamento
Incentivo ao empreendedorismo na Universidade por meio de parcerias e novas redes de relacionamento