Abertas as inscrições para o Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação

19.03 programa simiO Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação abre as inscrições para estudantes de mestrado e doutorado. Na sua segunda edição, o programa engloba, além da UFLA, mais oito instituições de pesquisa do Estado. O seu público-alvo são estudantes de mestrado e doutorado e tem como objetivo incentivar e fortalecer a cultura do empreendedorismo e inovação entre os estudantes, apontando condições favoráveis para que a pesquisa científica se transforme em inovação tecnológica.

A edição deste ano é composta por cinco fases, com foco em novos conhecimentos, experiências práticas e comportamentos ligados a empreendedorismo e inovação. Uma das novidades em relação à edição de 2010 é a metodologia do Embate – Empreendedorismo de Base Tecnológica, que assume o nome de Embate Pocket, consistindo em um curso vivencial, no qual os estudantes simulam um processo de inovação, a fim de desenvolverem capacidades empreendedoras e de inovação. Os cinco melhores Planos de Inovação que surgirem dessa etapa concorrerão através de voto do júri e o vencedor ganhará uma viagem para um centro de inovação internacional.

Em 2010, a UFLA conquistou o 2º lugar com o plano de inovação que propunha a transformação da glicerina residual do biodiesel em produtos com valor agregado.

A realização do programa é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), através do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

Inscrição e outras informações pelo site http://empreender.simi.org.br/site/

texto: Marina Alvarenga Botelho – Jornalista/Bolsista ASCOM