Complexo Esportivo de Alto Rendimento: a ciência voltada ao sonho olímpico

Projeção do Complexo Esportivo de Alto Rendimento, vista parcial

Evento realizado nessa quinta-feira (28), no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi marcado pela assinatura de obras estruturantes no valor de 65 milhões de reais, todas para início imediato, entre elas, o Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec, um dos seis parques tecnológicos previstos no âmbito do Projeto Estruturador – Rede de Inovação Tecnológica (RIT), projeto estratégico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Além do Lavrastec, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, assinou os contratos que darão início a diversas obras estruturantes na Universidade, entre elas o Centro de Eventos, o Complexo de Cultura e Complexo de Esporte de Alto Rendimento.

Complexo Esportivo de Alto Rendimento

O esporte de alto rendimento é difundido e incentivado no meio universitário e sempre será uma prioridade na Instituição, em especial pela consolidação de projetos que ganham destaque nacional e internacional como o projeto Cria Lavras. Para incentivar a descoberta de novos talentos e oferecer uma estrutura adequada aos atletas já em treinamento, será construída uma pista de atletismo com oito raias (9 nas duas retas), de 400 metros, nas dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo. O projeto inclui uma pista de salto com vara, pista de salto triplo e extensão, base para arremesso de peso, duas pistas para lançamento de dardo, uma gaiola para lançamento de martelo e disco e salto em altura, pista de aquecimento e pista elevada para treinamento. A construção da pista já teve início e tem previsão de estar finalizada ainda em 2013, para a preparação de atletas com capacidade para obtenção de índices olímpicos.