Engenharia de água e solo é tema de ciclo de palestras inédito

irrigaA empresa Enagri Júnior, vinculada ao Departamento de Engenharia da UFLA, realizará, de 2 a 4 de abril, o I Ciclo de Palestras em Engenharia de Água e Solo. Nesta primeira edição, foram convidados professores da UFLA para proferir as palestras, que ocorrerão no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG).

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril, na Cantina Central, no valor de R$ 15,00. Confira a programação:

2/4/2013 – terça-feira

18 horas – abertura

18h30 – Identificação, monitoramento e tecnologias de controle da erosão hídrica (prof. Marx Leandro Naves Silva – DCS)

19h45 – Intervalo

20 horas – Geoprocessamento aplicado a solos (prof. João José Granate de Sá e Melo Marques – DCS)

3/4/2013 – quarta-feira

18 horas – Micro irrigação: gotejamento e micro aspersão (prof. Manoel Alves de Faria – DEG)

19h30 – Intervalo

20 horas – Gestão de recursos hídricos (prof. Antônio Marciano da Silva – DEG)

4/4/2013 – quinta-feira

18 horas – Uso da água residuária na agricultura (prof. Ronaldo Fia – DEG)

19h30 – Intervalo

20 horas – Mobilidade e sorção de solutos no solo (prof. Luiz Fernando Coutinho de Oliveira – DEG)

Palestra enfocará temas da mecânica computacional

mecanicacomputacionalPara os estudantes, pesquisadores e demais interessados em mecânica computacional, um convite: o professor Ricardo Rodrigues Magalhães, do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), fará uma palestra abordando alguns temas dessa disciplina. A palestra será no dia 1º de abril, às 14 horas, no Departamento de Ciência da Computação, com entrada franca.

No evento, serão enfocadas as seguintes subáreas da mecânica computacional: tensões de deformações mecânicas; sistemas de coordenadas local e global; matriz de rigidez; elementos uni, bi e tridimensionais; condições de contorno e carregamentos; aplicações em análises estruturais; e uso de softwares para simulações numéricas.

A mecânica computacional, hoje considerada uma subdisciplina da ciência computacional, exige a aplicação de conhecimentos em matemática, mecânica e ciência da computação para estudar os fenômenos regidos pelos princípios da mecânica.

Aliança Francesa oferece curso on-line de Francês com desconto especial para a comunidade acadêmica

20.03 aliança francesaBenefício vale para estudantes, professores, técnicos administrativos e funcionários terceirizados – formulário deve ser preenchido e entregue até o dia 27 de março

A Aliança Francesa, escola de idiomas com mais de 125 anos de existência, está firmando um acordo de cooperação com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) para oferecer desconto especial para membros da comunidade acadêmica em seu curso a distância.  Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos administrativos e funcionários terceirizados interessados em fazer o curso on-line do idioma francês devem preencher o formulário de inscrição e entregar na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com todas as informações preenchidas, até o dia 27 de março.

O curso on-line foi pensado no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, para facilitar o acesso de estudantes a cursos de francês que os credenciem a pleitear bolsas de intercâmbio no exterior. Para instituições conveniadas, como pretende a UFLA, a Aliança Francesa está estendendo o benefício do desconto para toda a comunidade acadêmica.

A Aliança Francesa é uma instituição de ensino da língua francesa reconhecida pelo Ministério Francês de Educação Nacional, sendo a única a realizar os exames para obtenção dos diplomas DELF e DALF. É também Centro de Aplicação dos testes para a obtenção dos diplomas e certificados internacionais: TCF, TEF, Capes/CNPq, DFP’s da CCIP.

O valor do curso será dividido em módulos e o desconto dependerá do número de inscritos.

Visite o site www.aliancafrancesaadistancia.com.br

Acesse o formulário de inscrição