Universidade Aberta desta sexta-feira destaca nota máxima da Educação a Distância da UFLA

tvuNesta sexta-feira (15), o programa Universidade Aberta da TV Universitária (TVU) entrevista o coordenador do Centro de Educação a Distância da UFLA (Cead), professor Ronei Ximenes Martins, que vai falar sobre o credenciamento que os cursos a distância da Universidade receberam do MEC. Também haverá uma reportagem que destaca a programação do primeiro ciclo de palestras sobre a produção de milho.

O programa vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, com reapresentação no domingo, às 9h30.

Neste sábado (16) tem Oficina de Astronomia no Museu de História Natural da UFLA

15.03 planeta terraO projeto “A Magia da Física e do Universo” comunica que neste sábado (16), às 19 horas, será realizado no Museu de História Natural da UFLA mais uma oficina de Astronomia, tendo como tema o Planeta Terra. Nas atividades teóricas serão abordados os seguintes conceitos: forma, rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício equinócio, zonas térmicas, fuso-horários e horário de verão brasileiro. As atividades práticas contarão como o uso do software Stellarium e com observações.

Nos meses de março, abril e maio, as oficinas de astronomia serão dedicadas ao apoio teórico e prático para professores e alunos que estão participando da XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia; porém, a participação não se restringe a esse público, permanecendo aberta a todos os interessados.

“Efeito Borboleta” será exibido nesta sexta-feira

O projeto Magia da Física e do Universo exibirá nesta sexta-feira (15), às 16 horas, o filme Efeito Borboleta (2004), no Museu de História Natural, com entrada franca. O nome do filme faz referência a um termo, de mesmo nome, integrante da teoria do caos: diz respeito à sensibilidade em relação a pequenas perturbações nas condições iniciais de um processo. Uma explicação simples é a de que um simples bater de asas de uma borboleta pode influenciar o curso natural das coisas, podendo provocar um tornado em outra parte do mundo.

O fenômeno foi detectado pelo meteorologista Edward Lorenz, em 1963, quando trabalhava em um sistema de equações para modelar a evolução do clima. Uma coincidência: o gráfico resultante dessas equações possui um formato que se assemelha às asas de uma borboleta.

Sinopse – Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer traumas de infância, realizando regressões. Nessas regressões, ele também é capaz de voltar fisicamente, tendo condições de alterar o próprio passado e de auxiliar seus amigos. Mas, nas tentativas de consertar seus antigos problemas, ele acaba criando novos, porque as mudanças geram consequências no futuro.

Assista à reportagem da TVU sobre o início da construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec

15.03 parque tecnológico TVUA Universidade Federal de Lavras comemora uma nova fase de incentivo à inovação com o anúncio da construção do Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec, um dos seis parques tecnológicos previstos no âmbito do Projeto Estruturador – Rede de Inovação Tecnológica (RIT), projeto estratégico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Em uma área total de 78.805,30 m2, a obra total tem investimento previsto de 38 milhões de reais, dos quais 15 milhões já estão empenhados com recursos de Emenda da Bancada Federal de Minas Gerais e Ministério da Educação (MEC).

Na reportagem da TV Universitária, autoridades do Estado destacam a importância do empreendimento e a papel da Universidade no processo de desenvolvimento regional. O início de uma nova cultura de inovação que pretende transformar conhecimento em produtos e negócios.

Reportagem: Grazielle Moreira – Imagens: Jésus Rafael

[vsw id=”gnD2Q8SUuWA” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]