UFLA é a 1ª universidade brasileira em ranking internacional de sustentabilidade

GREEN METRIC-uflaA Universidade Federal de Lavras (UFLA) aparece como a primeira universidade brasileira no ranking Green Metric 2012, elaborado pela Universitas Indonesia (UI). O resultado considera os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental nos câmpus de 215 universidades participantes, de 49 países.

No ranking global, a UFLA aparece na 70ª posição,sendo considerados seis critérios principais: estrutura do câmpus e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente. Considerando a classificação por “Instituições de Ensino Superior Especializado” (Specialized Higher Education Institution), a UFLA é a 16ª do mundo no ranking geral, posição que sobe para 7° lugar geral segundo a classificação por Universidades localizadas em cidades do Interior (Ranking By Campus Setting).

Quando considerados alguns critérios específicos, a UFLA figura em 7° lugar em Educação, no grupo das 70 ao qual pertence, estando empatada em 1° lugar do mundo com outras 21 instituições – inclusive a primeira colocada no Ranking Geral, no quesito uso e tratamento de água, item de maior preocupação mundial atualmente.

A Universidade de Connecticut (EUA) ficou em primeiro lugar, seguida pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido e pela University College Cork, da Universidade Nacional da Irlanda.

As outras universidades brasileiras que participaram são: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (93ª), Universidade de São Paulo – USP (101ª), Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (178ª), PUC/Rio Grande do Sul (186) e Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (189ª).

O objetivo deste ranking é fornecer o resultado da pesquisa sobre o estado atual e as políticas relacionadas à sustentabilidade e preocupação ambiental nas universidades de todo o mundo. De acordo com os organizadores, as medidas tomadas pelas instituições precisam ser identificadas e tomadas como exemplo para a implementação de políticas sustentáveis e ecológicas. Espera-se que, chamando a atenção de dirigentes universitários e demais partes interessadas, mais prioridade seja dada às energias limpas, conservação da água, combate à mudança climática global, reciclagem e temas relacionados.

O ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia lançada em 2010. No ano anterior, a instituição sediou uma conferência internacional sobre indicadores de qualidade em universidades e, contando com a participação de especialistas em elaboração de rankings, deu início ao Green Metric.

A colocação da UFLA como a primeira entre as universidades brasileiras no ranking de sustentabilidade foi recebida com orgulho pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, idealizador do Plano Ambiental e Estruturante que vem sendo implementado desde 2009, para viabilizar o crescimento sustentável do câmpus. Além do caráter ambiental prioritário, ele enfatiza o aspecto acadêmico de disponibilizar aos estudantes a vivência em ambientes corretos, favorecendo a relação de ensino-aprendizagem compatível com as exigências ambientais.

“Estamos dando exemplo ao mundo de que é possível aliar crescimento acelerado com uma gestão que pensa nas futuras gerações e na formação de profissionais comprometidos com a preservação ambiental. Para a UFLA, a excelência em ensino, pesquisa e extensão deve estar vinculada a ações ambientalmente corretas e socialmente justas, cujo resultado envolve o esforço conjunto de professores, servidores e estudantes”, considera.

Universidade ambientalmente correta

As ações e resultados do Plano Ambiental e Estruturante têm evidenciado a Universidade como exemplo nacional de gestão sustentável; podendo ser destacados a renovação de todo o sistema de energia elétrica; o sistema de coleta e tratamento de esgoto; o sistema de coleta das águas da chuva; a estruturação das bacias de drenagem; a troca dos destiladores; o plantio de 50 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas; medidas de preservação das nascentes, treinamento e equipagem da Brigada de Incêndio, a instalação do digestor de carcaças; o fim das fossas sépticas; a campanha UFLA Recicla, que trocou copos plásticos por canecas; e o programa de coleta de resíduos de todos os laboratórios, incluindo o treinamento de técnicos dos diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

O ranking pode ser visualizado aqui.

Colaboração: Cibele Aguiar