Doutorando apresenta software nacional para horticultores nos EUA

hortafacilO doutorando Thiago Vincenzi Conrado, do programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, apresentou o software Horta Fácil a extensionistas e pesquisadores americanos na Universidade do Novo México, em Las Cruces (Estados Unidos), no dia 8 de fevereiro. A versão em inglês do software foi apresentada como uma ferramenta inovadora de ensino e extensão, capaz de auxiliar no suprimento da demanda crescente no design e planejamento de hortas locais orgânicas.

De acordo com o doutorando, um dos desenvolvedores do Horta Fácil, há uma grande parcela dos consumidores americanos que passou a  adotar o sabor, procedência e técnica de produção como principais fatores de escolha e estão dispostos a pagar significativamente mais pelo que desejam. “É neste cenário que o software pode expressar seu potencial, pois o aplicativo, além de auxiliar no planejamento de uma produção contínua, fornece ao produtor informações que otimizam o cultivo, reduzindo drasticamente a falta ou excesso de produto”.

Embora a apresentação do software em um seminário aberto não fizesse parte do projeto de pesquisa, o orientador de Thiago no exterior, professor Paul W. Bosland, incentivou a apresentação. Como resultados, alguns professores afirmaram que irão utilizar o software como recurso para ensinar estudantes de horticultura a como planejar uma produção contínua mais eficiente. No final do encontro, cópias do software foram distribuídas a extensionistas e educadores, que demonstraram interesse em expandir e ajustar o banco de dados para a região do Novo México.

O estudante Thiago Conrado estuda, na UFLA, o melhoramento do tomateiro visando a resistências, sob orientação do professor Wilson Roberto Maluf.  Além deles, os professores Luiz Antonio Augusto Gomes (UFLA) e Ernani Clarete da Silva (UFSJ) integram a equipe desenvolvedora do software. O Horta Fácil contou com o apoio financeiro da Fapemig, CNPq, Capes e HortiAgro Sementes, e está disponível para download gratuitamente em: http://www.hortafacil.com.

O software

O Horta Fácil vem sendo apresentado em todas as suas versões desde 2009

O Horta Fácil auxilia no planejamento da produção contínua semanal de hortaliças, com base numa quantidade definida pelo usuário do programa para cada hortaliça.  Uma vez definidas as quantidades de cada produto semanais, o programa estabelece a frequência de plantio e a quantidade e a área a serem plantadas por vez, evitando excesso ou falta de hortaliças. Além disso, permite calcular a área total necessária para constituir a horta e o consumo diário estimado de água de irrigação.

A ferramenta é destinada ao planejamento de hortas domésticas, comunitárias e escolares, mas também pode ser utilizada por produtores. Na UFLA, o software vem sendo divulgado desde 2009 nas disciplinas obrigatórias e eletivas de Olericultura, do curso de Agronomia, bem como em minicursos promovidos pelo Núcleo de Estudos de Olericultura (NEO).