Berlim é tema de mostra de cinema na UFLA

Cena de "Adeus, Lênin"
Cena de “Adeus, Lênin!”

Nesta sexta-feira (1º de março), tem início a Mostra Berlin de Cinema, uma série de filmes em que a capital alemã é o cenário. O primeiro filme a ser exibido será Asas do Desejo (1987), no Anfiteatro da Biblioteca Universitária, às 16 horas. Todos os filmes, aliás, serão exibidos nas sextas-feiras, às 16 horas, no mesmo local.

De acordo com o organizador da mostra, professor Fabiano Ribeiro (DEX), Berlim se destaca pela importância histórica, especialmente sua história recente: foi o palco do terceiro Reich, arruinada pela Segunda Guerra Mundial e dividida ao meio por um muro, durante a Guerra Fria; no entanto, constitui-se como um dos centros mundiais mais influentes em cultura, política, mídia e ciência.

Confira abaixo a programação da mostra:

Asas do desejo (1987)

Dois anjos perambulam na Berlim pós-guerra, invisíveis aos mortais. Eles leem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão daqueles que encontram, até que um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar humano para experimentar as alegrias da vida terrena.

Exibição: 1º de março

Adeus, Lênin! (2003)

Em 1989, a senhora Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista e a queda do muro de Berlim. Ela só desperta em 1990, quando sua cidade, Berlim Oriental, está bastante modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas mudanças promovidas pelo capitalismo possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder os acontecimentos. Enquanto a senhora Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão, ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos, gerando situações inusitadas.

Exibição: 15 de março

Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (1981)

Nos anos 70, Christiane, uma linda adolescente, mora com a mãe e a irmã menor em um típico apartamento de Berlim. Apesar de menor de idade, ela se vicia em drogas, mergulhando-se cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição, até estar à beira da morte.

Exibição: 5 de abril

A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004)

Traudl Junge trabalhava como secretária de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que permanecia confinado em um quarto de segurança máxima.

Exibição: 12 de abril