Ciência Sem Fronteiras: inscrições vão até 14 de janeiro

Termina no dia 14 de janeiro o prazo de inscrições para as chamadas do Programa Ciência Sem Fronteiras, modalidade Graduação Sanduíche, para os seguintes países: Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Os interessados devem se inscrever via formulário, disponível no portal do Ciência Sem Fronteiras. No documento, os estudantes precisam atender às exigências de cada chamada e devem anexar os documentos requeridos para autenticar sua inscrição.

Os bolsistas desta chamada iniciarão suas atividades no exterior a partir de meados de 2013, caso realizem curso de idioma, ou em setembro de 2013. Para saber detalhes sobre o tempo prévio ao início do semestre letivo para curso de idioma no exterior, o candidato deverá observar o texto de sua chamada.

Para a Austrália, foi adicionada a chamada para o Australian Technology Network of Universities (ATN). Para os Estados Unidos, foram disponibilizadas duas chamadas: uma para tecnólogos e outra para as Universidades e Instituições Comunitárias Historicamente Negras. Foram reabertas as chamadas para Alemanha, Austrália (G8), Canadá (Caldo e CBIE), Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido para entrada em setembro de 2013. Além disso, novos países entraram nestas demandas: Espanha, França, Hungria, Japão, Suécia e Portugal.

As chamadas para novos países e aquelas abertas em julho, as quais foram retificadas neste lançamento, trazem novos requisitos e cursos específicos de graduação, indicando os cursos elegíveis à concessão da bolsa.

Para mais informações, acesse o texto das chamadas clicando aqui.

Ciência Sem Fronteiras

O projeto foi criado pelo governo federal, em um esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é consolidar, expandir e internacionalizar a tecnologia, a inovação e a competitividade brasileira por meio do intercâmbio de estudantes de áreas prioritárias relacionadas aos cursos de Ciência e Tecnologia e entre os países vinculados ao programa.

O Ciência Sem Fronteiras prevê que o intercâmbio com instituições que possuam excelência nos campos de atuação do programa facilitará a inserção de instituições brasileiras no meio acadêmico internacional, criando oportunidades para estudantes e cientistas brasileiros.