Dissertação defendida na UFLA apresenta marcadores fisiológicos e bioquímicos para avaliação da qualidade do café

23.01 dissertação caféA qualidade do café é um tema prioritário de pesquisa que tem destacado a Universidade Federal de Lavras (UFLA) no cenário nacional e internacional. Dissertação defendida nessa terça-feira (22), no Departamento de Agricultura da UFLA (DAG/UFLA), apresentou o resultado de testes fisiológicos e bioquímicos, utilizados para avaliar e classificar a qualidade do café. O novo método de classificação, por meio do processamento digital de imagens, poderá ser utilizado em complementação à análise sensorial, tradicionalmente utilizada na indústria de café.

O trabalho foi realizado pela estudante Marcella Nunes de Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, sob a orientação da pesquisadora da Embrapa Café, Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa, lotada na UFLA no âmbito do Consórcio Pesquisa Café. O estudo contou com a coorientação dos professores da UFLA, André Vital Saúde (Departamento de Ciência da Computação), Maria Laene Moreira de Carvalho (Departamento de Agricultura) e Flávio Meira Borém (Departamento de Engenharia).

Participaram da banca de avaliação o pesquisador da Epamig, Marcelo Ribeiro Malta, a professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Marcela Carlota Nery e o professor André Saúde.

De acordo com a orientadora do estudo, novas ferramentas de avaliação são fundamentais para amparar a competitividade do segmento de cafés especiais no cenário internacional, cuja avaliação da qualidade é usualmente acessada por meio de análise sensorial da bebida. “Os testes têm a vantagem de serem objetivos, rápidos, precisos e de fácil padronização, o que deverá complementar os critérios das análises sensoriais utilizadas”, destacou a pesquisadora.

A ideia surgiu dos protocolos já utilizados na indústria de sementes, cuja avaliação da qualidade é realizada por meio de testes fisiológicos e bioquímicos, que têm apresentado alta correlação com a qualidade da bebida. A novidade foi investigar o potencial desses testes para avaliar a qualidade da bebida de café, bem como a correlação dos seus resultados com a análise sensorial.

De acordo com os resultados, testes simples como o Teste de Germinação, de Tetrazólio, de Condutividade Elétrica, assim como a quantificação de algumas enzimas do processo anti-oxidativo, apresentam-se como ferramentas altamente promissoras para complementar a avaliação sensorial de grãos de café. Os resultados, ainda preliminares, exigem estudos adicionais para a validação e padronização dos testes.

Encerram-se nesta sexta-feira (25) as inscrições para o curso pré-vestibular no Câmpus da UFLA

16.01 pré-uniAs inscrições para o curso pré-vestibular gratuito, o Pré-Uni, realizado no câmpus da UFLA em parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, poderão ser feitas até esta sexta-feira (25), na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA (secretaria do Pré-Uni).

Poderão participar estudantes de baixa condição socioeconômica, que já tenham cursado ou terminado o 3º ano do Ensino Médio.

O Pré-Uni alcança resultados surpreendentes de aprovação. Em 2011, 21 estudantes do Pré-Uni foram aprovados e estão matriculados em cursos da UFLA e outras instituições de ensino da região.

Outras informações pelo telefone: 3829-1101

PRG seleciona bolsista para auxílio a deficientes visuais

Estão abertas as inscrições para Monitoria Remunerada para Auxílio a Deficientes Visuais no acompanhamento de atividades acadêmicas da UFLA. Há uma vaga disponível e a inscrição é aberta para estudantes que cursaram ou estão cursando a disciplina GEX 143 – Teoria Eletromagnética.

Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de janeiro na Pró-Reitoria de Graduação (PRG), das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. Para participar da seleção, é preciso encaminhar à PRG o formulário preenchido e os documentos relacionados no edital (ver link no final da notícia).

O estudante selecionado deverá assegurar aos portadores de necessidades especiais o compartilhamento e a adequação às disciplinas, retransmitir conhecimentos, auxiliar alunos com necessidade visual, orientando-os em trabalhos de laboratório e outras atividades. O regime de trabalho é de 12 horas semanais; a bolsa terá vigência de um semestre letivo (prorrogável por até mais três semestres) e remuneração de R$300,00 mensais.

A seleção será feita por meio de análise do histórico escolar e entrevista, no dia 30 de janeiro.

A ficha de inscrição e o edital podem ser acessados na página: http://www.prg.ufla.br/site/?page_id=2315.

Ciclo de palestras em bovinocultura será realizado na próxima semana

Nutrição, melhoramento genético, sanidade e bem-estar animal, tanto do gado de corte quanto do gado de leite, são temas das preleções do Ciclo de Palestras em Bovinocultura, que será realizado nos dias 28 a 31 de janeiro, no Departamento de Agricultura.

Nos dois primeiros dias, as palestras tratarão de temas relativos ao gado de corte, e nos dois últimos, serão abordados temas sobre a produção de leite.

A organização deste evento é da empresa Terra Jr. As inscrições estão encerradas. Mais informações no site: www.terrajr.com.br. Confira a programação:

Gado de corte:

28/1 – Segunda-feira

• 18 horas às 19h30: Nutrição de Gado de Corte em Confinamento, Palestrante: Otávio Rodrigues Machado Neto – UFMG

• 19h30 às 20 horas: coffee-break

• 20h30 às 21h30: Nutrição de Gado de Corte a Pasto, Palestrante: Prof. Mário Luiz Chizzotti – UFLA

29/1 – Terça-feira

• 18 horas às 19 horas: Ambiência e Bem-estar na Produção de Bovinos de Corte, Palestrante: Prof. Rony Antônio Ferreira

• 19h30 às 20 horas: coffee-break

• 20h30 às 21h30: Melhoramento Genético em Bovinos de Corte, Palestrante: Profª Sarah Laguna Meirelles – UFLA

Gado de Leite:

30/1 – Quarta-feira