UFLA promove curso sobre gestão e fiscalização de contratos na administração pública

21.01 curso fiscaisDe 21 a 23 de janeiro, 30 servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participam do curso “Gestão e Fiscalização de Contratos de Terceirização, de Prestação de Serviços e de Manutenção de Bens Móveis e Imóveis na Administração Pública”. O curso representa uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) e Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), tendo como objetivo capacitar os profissionais da Universidade para o gerenciamento de projetos que envolvem recursos públicos.

O curso é ministrado pela professa Antonieta Pereira Vieira, economista com especialização em política estratégica, que compartilha diversas experiências em planejamento, orçamento e finanças. Entre os temas apresentados no curso, destacam-se o planejamento das compras governamentais, elaboração de plano de trabalho, projeto básico ou termo de referência; contratos administrativos; acompanhamento e fiscalização da execução de contratos; obrigações trabalhistas; instrumentos convocatórios (Edital/Convite); gestão e fiscalização de contrato; planilha de custos e formação de preços.

Professora Antonieta Vieira compartilha experiências com servidores

De acordo com o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a Direção Executiva tem envidado esforços para capacitar os servidores no sentido de dar mais agilidade, eficiência e transparência aos processos administrativos, em observância à legislação e com vistas a maximizar os recursos para o planejamento estratégico da Instituição.

O curso é realizado no anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAE) e terá carga horária total de 24 horas.

Acidente com cabo de alimentação da Cemig deixa câmpus da UFLA sem energia elétrica

21.01 energiaA Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informa que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida nesta segunda-feira (21), que afetou o câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi em decorrência do rompimento de um cabo de alimentação (média-tensão), localizado no alimentador que atende a Universidade, na Rodovia MG-335, que liga Lavras-Ijaci, próximo à subestação da Epamig.

DADP convida para oficinas no primeiro semestre

A formação continuada na docência é um dos objetivos da Diretoria de Apoio e Desenvolvimento Pedagógico da UFLA (DADP) e uma das atividades do setor é o Programa Institucional de Formação Docente (Prodocente). O programa oferece diversas oficinas e as inscrições para diversas delas, que ocorrerão de janeiro a abril, estão abertas.

As oficinas podem ser feitas por professores, estudantes que possuem vínculo com a docência e técnicos administrativos cuja função seja compatível com o conteúdo ministrado na oficina. As inscrições podem ser feitas na sala 12 do Pavilhão de Aulas 6, pelo telefone 3829-1150 ou pelo e-mail cursos@dadp.ufla.br. O interessado deve informar o nome completo, departamento ou setor ao qual está vinculado, telefones (ramal e celular) e endereço de e-mail.

Confira as oficinas já agendadas clicando aqui.

Acesse a página da DADP.

G-Óleo abre processo seletivo para membros

g-oleoO Núcleo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biocombustíveis (G-Óleo) abrirá processo seletivo para novos membros. As inscrições poderão ser feitas do dia 21/1 a 3/2, gratuitamente, pelo site http://oleo.ufla.br/goleo, em que serão disponibilizados o edital e o link para inscrição – neste, será necessário enviar o currículo Lattes.

As vagas são abertas são para todos os cursos de graduação. A seleção ocorrerá por meio de entrevistas nos dias 4 e 5/2, em horário a combinar, e os resultados devem ser divulgados no dia 8/2, no site do grupo.

O G-Óleo foi criado em 2006 e desenvolve projetos de pesquisa e extensão, como atividades de campo, plantio, colheita, análise laboratorial, projeto e montagem de máquinas industriais e desenvolvimento de sistemas computacionais. Há seis anos, organiza o maior evento científico nacional da cadeia produtiva de biodiesel, o Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.