UFLA realiza aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Tecnologias e Inovações Ambientais

Cibele Aguiar

Na sexta-feira (7), foi realizada a aula magma para a primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Tecnologias e Inovações Ambientais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), durante a programação do III Fórum de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Para dar início às atividades de um programa pioneiro na temática, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, fez a apresentação do Plano Ambiental, cujas ações e resultados têm destacado a Universidade como exemplo nacional de gestão sustentável.

Composta por 25 estudantes, sete deles servidores da Universidade, a turma teve a oportunidade de conhecer detalhes sobre diversos programas em desenvolvimento, sendo enfatizados a renovação de todo o sistema de energia elétrica; o sistema de coleta e tratamento de esgoto; o sistema de coleta das águas da chuva; a estruturação das bacias de drenagem; a troca dos destiladores; o plantio de 50 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas; a instalação do digestor de carcaças; o fim das fossas sépticas; a campanha UFLA Recicla, que trocou copos plásticos por canecas; o programa de coleta de resíduos de todos os laboratórios, incluindo o treinamento de técnicos dos diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

As ações ambientais foram apresentadas pelo reitor, com o orgulho de ter visto a Instituição ter superado problemas históricos, por meio de um plano iniciado em 2008 e que logrou sucesso com o esforço e envolvimento de professores, técnicos e estudantes. Reforçou ainda o aspecto acadêmico de disponibilizar aos estudantes a vivência em ambientes ambientalmente corretos, favorecendo a relação de ensino-aprendizagem compatível com as exigências ambientais.

Professor Scolforo apresenta ações do Plano Ambiental

Além da apresentação do professor Scolforo, os estudantes participaram de toda a programação do III Fórum Sul-Mineiro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que incluiu uma mesa-redonda intitulada Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de Minas Gerais: iniciativas e responsabilidades.

O programa

Coordenado pela professora Adelir Aparecida Saczk, com o apoio da diretora de Meio Ambiente da Universidade, Zuy Maria Magriotis, ambas do Departamento de Química (DQI), a programação do curso foi estruturada com o objetivo de formar profissionais com conhecimento multidisciplinar, capazes de viabilizar soluções que contribuam para o desenvolvimento regional e nacional, sobretudo no que diz respeito à utilização dos recursos naturais de forma social e ambientalmente responsável.

O Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias e Inovações Ambientais destina-se aos profissionais que exercem ou pretendem exercer atividades correlatas à área ambiental em instituições públicas ou privadas.

De acordo com a professora Adelir, visa-se à formação de um profissional com base científica e tecnológica no campo das ciências ambientais, capaz de compreender, desenvolver e aplicar tecnologias que impactam o meio ambiente, com visão reflexiva, crítica e criativa e com competência para identificação, formulação e resolução de problemas, visando ao pleno desenvolvimento humano aliado ao equilíbrio ambiental.