Jovem talento da UFLA apresenta trabalho em conferência internacional

Cibele Aguiar
Carine Pereira fez apresentação oral e em pôster na conferência internacional

A 1st International Conference on Environmental Bioinorganic and Toxicology Research – CEBiTOR 2012, realizada no Instituto de Meio Ambiente, Química e Ciências Farmacêuticas (ICAFQ) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de 6 a 8 de dezembro, reuniu químicos, geoquímicos, toxicologistas, neurocientistas, farmacologistas e outros especialistas dedicados ao estudo dos efeitos tóxicos do ambiente na biodiversidade das espécies aquáticas. Entre os pesquisadores selecionados para apresentação oral e pôster, a estudante de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Carine Rodrigues Pereira.

A estudante assina o artigo selecionado com o orientador, professor Luiz David Solis Murgas, além da estudante de mestrado em Ciências Veterinárias Ana Carina Nogueira Vasconcelos, que compõe a equipe da pesquisa. O trabalho retrata os resultados de um experimento realizado com embriões da espécie peixe-zebra (Danio rerio), como modelo exprimental para toxicidade.

Carine Pereira tem apenas 18 anos e faz parte do programa Jovens Talentos para a Ciência, iniciativa daCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o incentivo à iniciação científica.

Para o professor Murgas, o programa da Capes contribui para a seleção de jovens promissores para a ciência, ampliando a fronteira do conhecimento e fortalecendo o time de pesquisadores da Universidade. “Aliar o ensino de qualidade a linhas de pesquisa estratégicas representa o alicerce fundamnetal para atrair os jovens para o desafio da descorberta científica, resultando em profissionais cada vez mais completos”, reforça.