Professores da UFLA participam da 24ª Conferência Internacional de Ciência do Café na Costa Rica

Cibele Aguiar

Pela primeira vez na América Central, a 24ª Conferência Internacional de Ciência do Café foi realizada em San José, capital da Costa Rica, de 11 e 16 de novembro. A Conferência, organizada a cada dois anos, é uma ação da Associação Internacional da Ciência do Café (Asic). O Instituto do Café da Costa Rica (Icafé) e os agentes do Programa Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Modernização da Cafeicultura (América Central) foram os anfitriões desta edição.

A delegação brasileira teve destaque no evento, com cerca de 90 pesquisadores inscritos em um universo de mais de 500 participantes, de 38 países. Entre eles, os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Flávio Meira Borém (DEG), Rosângela Alves Tristão Borém (DBI), Rosemary Gualberto Pereira (DCA), Mário Lúcio Vilela de Resende (DFP), José Donizeti Alves (DBI), Fábio Moreira Silva (DEG), Renato Paiva (DBI), Antônio Chalfun Júnior (DBI), Luciano Vilela Paiva (DQI) e Stella Bellizete Veiga da Rosa (DAG). O doutorando do Programa de Agronomia/Fitotecnia Sérgio Parreiras Pereira também participou com apresentação de pôsteres.

Durante o evento, foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas pelos institutos de pesquisa e universidades brasileiras que mais se destacam no estudo da ciência cafeeira, apoiados por entidades de fomento como Consórcio Pesquisa Café, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT – Café); CNPq e Fapemig.

Os trabalhos foram apresentados no formato pôsteres e também em apresentações em plenária, possibilitando questionamentos e articulações com grupos de pesquisa de outros países.

Além da parte científica, os professores Antônio Chalfun e Renato Paiva participaram de reuniões para ampliar a parceria da UFLA com o Icafé, em áreas estratégicas que poderão ampliar as fronteiras do conhecimento.