Agricultura familiar está em debate em seminário na UFLA

Cibele Aguiar

Teve início nessa terça-feira (25) e segue até amanhã (27) o I Seminário “Atuar para transformar: multivisões da agricultura familiar”, organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia, Permacultura e Extensão Inovadora – Neape.  O evento, realizado no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA), conta com palestras que enfocam os desafios da Agricultura Familiar, Agroecologia e Extensão Universitária.

Na abertura do evento, o professor Gilmar Tavares (DEG), coordenador do evento, ressaltou as ações realizadas pelo grupo de estudos Neape que vêm se destacando na busca de soluções socioambientais para o segmento familiar. Em sua avaliação, a Universidade cumpre o seu papel ao apoiar a agricultura familiar, responsável pela maior produção de alimentos no país. Ele lembrou que o tema vem ganhando espaço no meio acadêmico, dada a sua importância econômica e social, em contraponto aos estudos voltados apenas para o agronegócio.

O evento faz parte das atividades previstas no projeto “Feira Livre de Luminárias”, aprovado no edital Proext 2011, que conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e Prefeitura Municipal de Luminárias. Esse Projeto interage com outros projetos desenvolvidos pelo grupo, em especial, o Intervivência Universitária, que traz os filhos de agricultores para treinamentos específicos na Universidade.

O seminário conta com a participação de professores da UFLA e Instituto Federal do Sul de Minas, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Emater-MG, Cooperativa de Agricultores Familiares de Posso Fundo (Coopfam) e Prefeitura Municipal de Luminárias.