Professora da UFLA recebe prêmio do Instituto Internacional em Nutrição de Plantas – IPNI

Cibele Aguiar
Professora Janice Carvalho recebe o reconhecimento pelo destacado trabalho ao longo da carreira

A professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Janice Guedes de Carvalho, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), teve o seu trabalho mais uma vez reconhecido; desta vez, pelo International Plant Nutrition Institute (IPNI), com o Prêmio IPNI Brasil em Nutrição de Plantas, categoria pesquisador sênior. O Prêmio representa o reconhecimento aos pesquisadores do País que contribuem para o desenvolvimento e promoção da informação científica sobre o manejo responsável dos nutrientes das plantas.

O prêmio foi anunciado durante a FertBio 2012, evento realizado em Maceió (AL), de 17 a 21 de setembro, que reuniu a XXX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; XIV Reunião Brasileira sobre Micorrizas; XII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo; IX Reunião Brasileira de Biologia do Solo e o I Simpósio sobre Selênio no Brasil. Durante a solenidade, o prêmio foi recebido pelo colega de departamento, professor Valdemar Faquin.

Reconhecimento

A professora Janice Carvalho dedica-se há mais de quatro décadas ao ensino e à pesquisa em Química Agrícola e Nutrição Mineral de Plantas, contribuindo de forma significativa para a geração do conhecimento em nutrição mineral de diversas culturas e plantas ornamentais tropicais, com especial atenção à orientação de pós-graduandos e formação de recursos humanos.

Formada em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1968, tornou-se professora da Instituição em 1970 na área de Química Analítica e, a partir de 1978, assumiu a disciplina Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Após o doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em 1987, sob orientação do professor Eurípedes Malavolta, passou a se dedicar à pesquisa em Nutrição Mineral de Plantas, área em que se destacou em virtude de uma produção científica extremamente significativa.

Possui mais de 224 artigos completos publicados em periódicos, seis livros publicados ou organizados por ela, além de 10 capítulos de livros de sua autoria. Possui mais de 76 orientações de mestrado e 24 de doutorado concluídas, além de orientações de pós-doutores. Além disso, é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1.

Muitos dos projetos que a professora Janice Carvalho coordenou ou participou renderam prêmios a ela e à sua equipe, entre os quais se destacam: Prêmio Nacional de Equipes – Embrapa, em 2003, referente ao projeto “Caracterização de germoplasma e mecanismos de adaptação de milho e de sorgo a solos ácidos”; Prêmio Bunge de Fertilizantes, em 2007, com o trabalho “Avaliação e caracterização da disponibilidade de Mn contido em fertilizantes”; Prêmio Santander de Ciência e Inovação – Categoria Indústria, em 2008, com o projeto “Transformação de rejeito de couro wet blue em materiais de importância tecnológica: Scale-up do processo de extração e obtenção de colágeno purificado”; Prêmio Agroambiental – MONSANTO, em 2009, com o projeto “Resíduo sólido da indústria de couro no crescimento, produção e nutrição mineral de plantas de arroz”; Prêmio Bunge de Fertilizantes, em 2011, com o trabalho “Deficiências nutricionais em shampoo (Zingiber spectabile Griff.): alterações químicas e caracterização de sintomas visuais”.

Recentemente, em setembro de 2012, a professora foi agraciada com o Título “Mérito Universitário”, concedido pela UFLA aos docentes que se destacaram no desempenho de suas atividades.

Delegação de professores e estudantes da UFLA na FertBio: orgulho pela homenagem à professora Janice