Servidor da UFLA conclui graduação com apoio da Instituição – Veja como solicitar o benefício

evaldo-scolforo
O reitor da UFLA, professor Scolforo, foi escolhido paraninfo da turma e foi homenageado pelo servidor Evaldo Santos

O primeiro servidor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) beneficiado pelo Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação concluiu, no último sábado (21), o curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, realizado a distância na Universidade Norte do Paraná, Polo Gammon/Unopar. O servidor da UFLA Evaldo Elias dos Santos credita ao apoio da Instituição o incentivo para a o sonhado diploma de nível superior.

A cerimônia de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Ambiental participaram, realizada no Auditório Lane Morton, reuniu centenas de familiares e amigos dos formandos e contou com a presença do professor José Roberto Soares Scolforo, reitor da UFLA e paraninfo das turmas.

O incentivo

O objetivo do Programa de Apoio à Qualificação é de promover o avanço institucional por meio do desenvolvimento dos seus servidores, disponibilizando apoio financeiro mensal aos técnicos administrativos do quadro permanente, que estejam regularmente matriculados em curso pago, que apresente relação direta com o cargo e/ou ambiente organizacional, na modalidade presencial ou a distância, curso técnico, de graduação, ou especialização, autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação-MEC; ou pós-graduação stricto sensu, recomendado pela Capes.

O servidor Evaldo Santos, 57 anos, efetivo na Universidade desde agosto de 1991, conta a sua satisfação em concluir seu primeiro curso superior com o auxílio da instituição. “É muito importante se qualificar, por isso, iniciei a graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais. Com muito esforço comecei o curso em 2012, mas a minha renda estava ficando comprometida com o pagamento das mensalidades. Quando fiquei sabendo do Programa da UFLA, já me inscrevi e consegui o benefício”, afirma.

Servidor conclui graduação com o apoio da Instituição
Servidor da UFLA conclui graduação com o apoio da Instituição

Evaldo, que trabalha no Arquivo Central da UFLA, conta que o curso superior deu-lhe suporte para desempenhar atividades no planejamento, organização, gerência, elaboração de projetos e no controle de processos administrativos. “O curso me possibilitou ter uma visibilidade muito maior dos processos institucionais”, relata.

Evaldo comenta que na UFLA as oportunidades são contínuas para aqueles que desejam se qualificar. “Além do curso superior que acabo de concluir, sempre participei de capacitações que são realizadas na Universidade. Vou dar apenas um tempo por agora, mas futuramente iniciarei outros cursos, em busca de mais conhecimento”, conclui Evaldo.

O paraninfo das turmas, professor Scolforo, sempre apoiou o Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação. Segundo ele, um projeto dessa natureza reverte-se em grande benefício para a Universidade. “Quanto mais qualificados nossos servidores, melhores condições teremos de servir ao público. É preciso valorizar o servidor e esse programa é um exemplo de que o esforço, aliado ao apoio institucional, rende bons frutos”.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia de formatura, Scolforo abordou a importância da qualificação profissional para a quebra de paradigmas e aperfeiçoamento da prestação de serviços nas mais diversas áreas, enfatizando a potencialidade da educação a distância no processo de ensino-aprendizagem.

Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos

A aprovação do Programa foi instituída pela Resolução CUNI nº 56. O apoio financeiro aos servidores iniciou em outubro de 2013. E desde a sua implantação, 53 servidores da UFLA já foram contemplados.

Os servidores cadastrados têm o benefício anualmente via PRGDP, observando-se o tempo regular de duração dos cursos – técnicos, de graduação e/ou de pós-graduação, seguindo as regras institucionais. O valor é de até 80% do valor da mensalidade do curso, limitado ao máximo de R$ 300,00 por mês.

A seleção dos candidatos é realizada pela Coordenadoria de Capacitação e Avaliação e pela Coordenadoria de Gestão de Competências da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas/PRGDP/UFLA, mediante divulgação de Edital de Seleção.

Texto: Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA