Sábado (24/5) será realizado o último evento das comemorações pelo Dia da África

Palestra com Inácio Mateus Assne.
Palestra com Inácio Mateus Assne.

As comemorações pelo Dia da África na Universidade Federal de Lavras (UFLA) caminham para sua fase de encerramento, com a realização da Noite Africana, que ocorrerá no sábado (24/5), a partir das 20h, no Dance Bem (Avenida Pedro Sales, 182-244, bairro Esplanada, Lavras/MG). A organização dos eventos é Núcleo de Cultura Internacional (NCI).

Na quinta-feira (22/5) o Anfiteatro do DCH recebeu um público interessado em conhecer a cultura africana. A primeira palestra foi ministrada pelo graduando em Engenharia de Controle e Automação Daniel Kalonji, da República Democrática do Congo. Ele está no Brasil há três anos e, atualmente, é professor de francês no projeto “Ensino de Línguas Adicionais para Fins Específicos”, da UFLA. No evento, Daniel abordou a África Francesa, nos aspectos de tecnologia, indústria e moda.

O segundo a se apresentar foi o mestrando em Produção Animal por Moçambique, Inácio Mateus Assane. O moçambicano está na UFLA desde abril de 2014, frequentando o Curso de Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão. Deve retornar ao seu país em agosto. Sua palestra enfocou a África Portuguesa, principalmente no aspecto turístico.

Fonte: Divulgação.
Fonte: Divulgação.

A coordenadora do NCI, professora Tânia Regina Romero, conta que o envolvimento do público com os temas foi intenso. “A participação chegou a ser tão boa que tivemos que mediar os debates para tentar dar oportunidade a todos de se expressarem”. O objetivo das palestras foi apresentar ao público informações sobre a África que não estão bem difundidas o Brasil. Entre elas, está a diversidade cultural num continente de grande extensão territorial.

No segundo momento da programação, em 23/5, às 12h, o público da Cantina Central pôde ouvir músicas africanas e observar as danças características.

Para quem deseja participar do último evento – a Noite Africana – ainda é possível comprar ingressos: basta enviar e-mail para ldm93@hotmail.com, ou ligar para (35) 9158-9254/ (35) 9104-7356. A comemoração terá comida africana, saboreada ao som das músicas características dos países do continente.