Bibliotecárias da UFLA participam de evento do IBICT que destaca o acesso aberto à informação científica

Cibele Aguiar

Durante os dias 18 e 19 de outubro, em Brasília, a visibilidade da ciência brasileira foi o tema do evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT), com destaque para as práticas e posicionamento das instituições acadêmicas e de pesquisa na WEB e o movimento de acesso aberto à informação científica, por meio do incentivo à construção de repositórios institucionais.

As bibliotecárias da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Simone Assis Medeiros e Eliana José Bernardes participaram do evento, que teve entre os palestrantes, o coordenador e editor do Ranking Webometrics, Isidori Aguillo Caño, do Conselho Superior de Investigações Cinetíficas da Espanha (CSIC). Ele apresentou um tutorial de boas práticas e posicionamento Web para instituições acadêmicas e de métricas para a construção de rankings.

Repositório Institucional

A participação da servidora Simone Medeiros no Mestrado Profissional em Administração Pública da UFLA tem resultado no estudo para a implantação do Repositório Institucional, com a aprovação do projeto em Edital da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep. A UFLA foi contemplada com o kit tecnológico para a construção do Repositório Institucional, com a finalidade de coletar, reunir, preservar e permitir acesso à produção científica da UFLA.

A implantação do projeto-piloto será iniciada nos próximos dias. A finalidade é coletar, armazenar e divulgar a produção científica e acadêmica, aumentando assim a visibilidade e o prestígio da Instituição em âmbito nacional e internacional. Busca otimizar a gestão de investimentos em pesquisa na Universidade, na promoção da transparência dos gastos públicos e apoio às atividades de pesquisa e criação do conhecimento científico.

Acesso aberto

Com a missão de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico, o IBICT vem desenvolvendo, ao longo dos anos, uma série de iniciativas que visam ampliar a visibilidade da ciência brasileira, seguindo as diretrizes do Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica. O movimento tem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, que promoveu a realização de dois projetos: “Portal de publicações e repositórios de Acesso Livre” e “Expansão da Biblioteca Digital Brasileira”.