Cria torna-se Centro de Descoberta de Talentos da CBAt

O Cria Lavras vem obtendo resultados fantásticos em seus cinco anos de existência, chamando a atenção da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A entidade nacional aprovou a transformação do projeto lavrense em um Centro de Descobertas de Talentos. Os olhos da CBAt voltaram-se para o Cria Lavras, especialmente após a conquista do Campeonato Brasileiro Interclubes de Menores de Atletismo (Maringá, 2012), segundo o coordenador do projeto, professor Fernando Roberto de Oliveira. Nessa competição, o Cria Lavras superou grandes clubes, das maiores cidades brasileiras e que recebem muito mais incentivos. “Jamais uma equipe mineira havia sido campeã brasileira no atletismo, em qualquer modalidade”, orgulha-se o professor.

Como Centro de Descoberta de Talentos, o projeto receberá apoio financeiro direto e poderá receber equipamentos para a iniciação no esporte e cursos para treinadores. A partir da assinatura da documentação necessária, o programa ficará vinculado à CBAt.

Olimpíadas Escolares

Oito atletas do Cria participaram das Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizada em Poços de Caldas, de 6 a 15 de setembro. Voltada para adolescentes de 12 a 14 anos, a competição é a mais importante, nacionalmente, para essa faixa etária. O destaque do Cria veio com Kathelyn Norberto, 13, que conquistou o ouro na disputa do pentatlo – única medalha individual conquistada por atletas de Minas Gerais. Medalha de bronze na edição de 2011 (João Pessoa), Kathelyn dominou as cinco modalidades e quebrou o recorde da prova, estabelecido em 2010 pela também lavrense Althiene dos Santos.

Althieres

Outro bom resultado do projeto é a participação do atleta Althieres dos Santos no Programa Nacional Caixa de Apoio a Jovens Talentos. Desde junho, ele recebe uma bolsa do programa para a prática esportiva. Althieres é um dos primeiros garotos a entrar no projeto e, hoje, com 18 anos, está no ranking mundial do octatlo até 17 anos, relativo a 2011.

Saiba mais sobre o Cria Lavras

O projeto Cria Lavras originou-se a partir da criação da Escola de Esportes, em 2007, e em 2010, mudou sua nomenclatura para Centro Regional de Iniciação de Atletismo (Cria Lavras). A prática das modalidades do atletismo é a tônica do projeto; no entanto, as crianças e adolescentes também têm aulas de esportes coletivos e artes marciais. Para frequentar o projeto, eles precisam obter boas notas na escola e têm aulas de reforço escolar com estudantes da UFLA. O desempenho nas pistas refletiu-se na escola, segundo o professor Fernando Roberto de Oliveira, que apontou uma diminuição em mais de 50% da reprovação escolar entre os participantes do Cria Lavras.

A idade mínima para participar do projeto é de 9 anos, para meninos e meninas. A equipe é formada por atletas de 12 a 18 anos, que participam de competições oficiais nas categorias Mirim, Menores e Juvenil. O Cria Lavras tem obtido grande projeção, conquistando sucessivas medalhas em competições nacionais.

O professor Fernando Roberto, do Departamento de Educação Física, estima que mais de 2.000 crianças e adolescentes já participaram do projeto, que se expandiu, criando um polo na Escola Municipal José Luiz de Mesquita (em 2012) de Lavras, e cooperou na criação de iniciativas semelhantes em outras cidades. Dez bolsistas participam do projeto atualmente, que tem o apoio da Leufla, DCE e Centro Acadêmico de Educação Física, e financiamento da Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude de Minas Gerais (Seej/MG).