PAS – UFLA 2012: Inscrições abertas para o Processo de Avaliação Seriada

Cibele Aguiar

Os estudantes do Ensino Médio devem ficar atentos ao período de inscrição do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que reserva 40% das vagas do primeiro semestre letivo para os candidatos deste Programa.  A inscrição será feita somente via Internet, no endereço www.dips.ufla.br, a partir das 8 horas do dia 24/9/2012, até as 18 horas do dia 17/10/2012 (horário de Brasília). O valor da inscrição para a 1ª e 2ª etapas é de R$100,00 (cem reais); para a 3ª etapa, a taxa será de R$30,00 (trinta reais).

Trata-se de um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo uma etapa ao final de cada ano do Ensino Médio.  As provas referentes à 1ª e 2ª etapas serão realizadas nos dias 24 e 25 de novembro.

Os candidatos que já realizaram a 1ª e 2ª etapas do triênio 2011-2013 deverão fazer a inscrição para a terceira etapa, como previsto no edital.

A isenção da taxa de inscrição deverá ser solicitada marcando o campo correspondente no requerimento de inscrição, no site www.dips.ufla.br, no período de 24/9 a 2/10/2012. Veja no edital os requisitos para a solicitação.

O candidato do PAS deverá renovar sua inscrição em cada ano do Ensino Médio, em datas divulgadas pela Diretoria de Processos Seletivos da UFLA. A não renovação da inscrição acarretará a sua automática exclusão do Grupo no qual estiver inscrito. O candidato da 3ª Etapa, além de renovar sua inscrição nesta Etapa, deverá fazer sua inscrição no Enem.

As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e Redação; na 1ª Etapa, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio e na 2ª Etapa são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na 3ª Etapa do Processo, será considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

O candidato do PAS estará concorrendo a até 40% (quarenta por cento) das vagas dos cursos oferecidos pela UFLA referentes ao 1º semestre letivo. Na terceira etapa, que utiliza as notas do Enem, o candidato fará a opção pelo curso no qual pretende ingressar.

Ao se inscrever para a 1ª Etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de 4 (quatro) anos. Ao se inscrever, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.

Acesse os editais em www.dips.ufla.br