“A tortura do silêncio”, de Hitchcock, será exibido nesta quarta

i confessO projeto Cinema Com Vida retoma as atividades da Mostra de Filmes “Mestres da 7ª Arte” nesta quarta-feira, 15 de janeiro, às 14 horas, no Museu de História Natural (Câmpus Histórico). O primeiro filme exibido neste ano será “A tortura do silêncio” (“I Confess”, 1954), de Alfred Hitchcock.

Sinopse: O padre católico Michael Logan ouve a confissão de um servente da igreja em Quebec, que lhe diz ter cometido um assassinato. Esse servente, Otto Keller, era um refugiado alemão que matou um advogado inescrupuloso quando tentava assaltá-lo, por precisar de dinheiro. Keller fugiu sem pegar o dinheiro, mas foi visto saindo da cena do crime usando uma batina. Com isso, o inspetor Larrue desconfia dos padres da cidade. O único que não disse onde estivera na noite do crime foi o padre Logan, que passa a ser o principal suspeito do crime. Quando Larrue descobre a relação do padre com uma antiga namorada e agora uma mulher casada, Ruth, ele prende Logan e o leva a julgamento.

Com o filme, o projeto apoiado pela Fapemig visa problematizar as distorções engendradas pela negação da culpa e absolutização dos ideais: questões pungentes para a formação docente comprometida com a condição humana em um tempo marcado pela banalização e espetacularização de diferentes formas de violência.