UFLA aprova projetos na Finep com recursos de 3,8 milhões para estruturas de pesquisa

Cibele Aguiar

Em resultado preliminar divulgado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve dois projetos aprovados na Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2011, com recursos no valor total de R$ 3.853.110,00.

Os subprojetos aprovados vão proporcionar a construção do Centro de Pesquisa em Pecuária Leiteira (Cepe-Leite), na Fazenda Palmital, com recursos de R$2.670.026,00 e a aquisição de um Sistema de Microscopia Confocal para o Laboratório Central de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural da UFLA – LME, com valor aprovado de R$ 1.183.084,00.

Na avaliação da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, esses recursos permitirão a consolidação de estruturas multiusuárias de pesquisa na Universidade, inseridas em diferentes áreas do conhecimento, com impactos diretos na formação diferenciada de mais estudantes de graduação e de pós-graduação.

Cepe-Leite

O recurso aprovado vai propiciar a estruturação do Cepe-Leite e a consolidação do Centro de Tecnologia e Inovação Agropecuária da UFLA, dando novo impulso às pesquisas realizadas na Fazenda Palmital por grupos multidisciplinares. Está prevista a implantação de um estábulo do tipo free stall, com capacidade para identificar os animais e mensurar o consumo individual, novo sistema de ordenha automatizado, estruturação do laboratório para o estudo in vitro da fermentação ruminal e a construção do laboratório de reprodução animal, que permitirá a condução de estudos relacionados aos efeitos do ambiente e da nutrição sobre a fertilidade de vacas leiteiras de alta produção. A nova estrutura permitirá ainda ampliar e aperfeiçoar o desenvolvimento de pesquisas avançadas nas áreas de Nutrição, Medicina Veterinária Preventiva, Qualidade do Leite, Forragicultura e Conservação de Forragens.

Confocal

O LME está em atividade desde 2003, quando a UFLA aprovou na Finep a modernização de sua estrutura com a aquisição do Microscópio Eletrônico de Transmissão, a reforma do ultramicrótomo e a aquisição de um Microscópio Eletrônico de Varredura, em fevereiro de 2004 (FINEP INFRA I e II). Com a nova aprovação, o sistema de Microscopia Laser Confocal (SMLC) vai garantir a expansão das linhas de pesquisa, fortalecendo 15 programas de pós-graduação e a formação de estudantes de graduação da UFLA e de outras instituições nacionais e internacionais. O equipamento permitirá estudos avançados na área de biologia, por meio da obtenção de imagens microscópicas de fluorescência em três dimensões, de alta qualidade. Espera-se, a partir da nova estrutura, a geração de resultados de pesquisas na área de Microscopia e Análise Ultraestrutural, envolvendo organismos vivos, como plantas e animais, com possibilidades de inserção da UFLA na lista das mais modernas do país e do exterior na área de microscopia.

Financiamento

O edital é destinado ao apoio de projetos de implantação, modernização e recuperação de infraestrutura física em universidades e instituições públicas de pesquisa. O valor da chamada é de R$ 400 milhões, com recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), por meio do Fundo Setorial CT-Infra. Ao todo, receberam recomendação de apoio 97 propostas, que contemplam 259 subprojetos. Participaram do edital, 180 universidades e instituições de pesquisa com propostas que incluíram 524 subprojetos.