Direito da UFLA é aprovado com conceito máximo no MEC – Edital do processo seletivo já está disponível

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Diretoria de Processos Seletivos – Dips, divulgou nesta terça-feira (10) o Edital que rege as condições de habilitação às vagas oferecidas para o curso de Bacharelado em Direito, modalidade presencial, turno noturno, com início no 2º semestre letivo de 2012. Estão previstas 60 vagas e o prazo para inscrições será de 6 a 20 de agosto.

O curso terá início após a aprovação do MEC, tendo recebido o conceito máximo (nota 5) na indicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que destacou o projeto com perfil “excelente” de qualidade. O Bacharelado também recebeu o parecer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a aprovação de todos os quesitos avaliados.

O Edital com as informações sobre o processo seletivo está disponível  na página da Dips www.dips.ufla.br

Poderão concorrer às vagas ofertadas somente os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, aplicado no ano de 2011. Para a seleção dos candidatos, serão consideradas exclusivamente as notas do Enem 2011, oficialmente fornecidas à UFLA pelo Inep/MEC.

A inscrição deve ser realizada via Internet, no endereço www.dips.ufla.br, mediante pagamento de taxa de R$30,00. A isenção deverá ser solicitada no ato da inscrição, no período de 6 a 9 de agosto. As informações para o pedido de isenção estão contidas no Edital.

O Curso

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o conceito máximo do MEC vêm confirmar o êxito de uma equipe de profissionais capacitados, que se dedicou à construção de um projeto pedagógico diferenciado, com uma estrutura curricular inovadora, que alia teoria à prática e se caracteriza pela possibilidade de inserção especializada e multidisciplinar.

A Comissão de Avaliação do Inep/MEC realizou a visita ao câmpus da UFLA no início de junho, quando analisou e fez considerações sobre a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura da Universidade. Em relatório final, a comissão destacou diversos referenciais de qualidade, como a flexibilidade curricular, a ênfase na pesquisa, o acervo da Biblioteca Universitária, a completa infraestrutura do câmpus e a titulação do corpo docente, reforçando  “as especificidades do curso aponta para a potencialidade de se construir um conhecimento novo e interdisciplinar no campo jurídico”.

Ainda segundo o relatório, o curso é destacado pela integração com as demais áreas de conhecimento, voltadas ao desenvolvimento científico, econômico, social e cultural da região, bem como os anseios da comunidade local, visto que, num raio de200 km não há oferta de curso de direito em instituição pública e de qualidade.

A primeira turma de Direito já terá a oportunidade de integrar o Núcleo de Prática Jurídica, com espaço próprio e interação direta com a sociedade. Assim, ao concluir a formação de forma flexível, o bacharel estará apto a escolher entre as diversas possibilidades profissionais, tais como Advocacia Geral, Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias de instituições públicas, privadas e de terceiro setor, Consultoria Jurídica, Carreiras Diplomáticas, dentre tantas outras em âmbito nacional e internacional.

Consulte o Edital