Curso de Língua Espanhola e Cultura de Países do Mercosul é realizado na UFLA

Cibele Aguiar

Teve início no dia 2 de julho e segue até o próximo sábado (14), o curso de Língua Espanhola e Cultura de Países do Mercosul, no câmpus da UFLA, com a participação de 22 estudantes de graduação e cinco professores selecionados no Edital do Programa de Mobilidade Mercosul (PMM/2012). Também participam do curso, oito estudantes da UFLA bolsistas do Programa, que farão no próximo semestre o intercâmbio acadêmico-cultural em universidades do Paraguai, Uruguai e Argentina.

Na UFLA, o curso conta com a participação de cinco professores de universidades parceiras (professores Edilson Teixeira e Virginia Lucas (Universidad de la República Uruguay), professores Oscar Galeano e Adrián Rodriguez (Universidad Nacional de Itapúa – Paraguai) e professora Fanny Bierbrauer (Universidad Nacional de Cordoba – Argentina).

Em sua primeira estadia no Brasil, o professor Oscar Galeano, da Universidade Nacional de Itapúa – Paraguai, ficou entusiasmado com as possibilidades de novos convênios de intercâmbio com a UFLA. O professor também elogiou a recepção da coordenação brasileira e o envolvimento dos estudantes durante todo o curso.

Representantes da UFLA recem professor paraguaio e conversam sobre futuras parcerias

Para o estudante de Administração (DAE/UFLA) Péricles Renato Viana, que fará o intercâmbio na Universidad Nacional de Cuyo – Mendoza/Argentina, o curso na UFLA promoveu um aprendizado tanto da língua espanhola quanto da cultura dos países participantes, conhecimento que certamente fará diferença em sua experiência internacional.

O curso foi organizado pelas coordenadoras do Programa, professora Maria Cristina Angélico Mendonça – DAE (coordenadora acadêmica) e professora Helena Maria Ferreira – DCH (coordenadora institucional), com o apoio da coordenadora do Núcleo de Cultura Internacional, professora Tânia Romero (DCH).

O programa

O Programa Mobilidade Mercosul é voltado à cooperação no setor educacional, visando ao intercâmbio acadêmico-cultural, com o apoio financeiro da União Européia e a coordenação dos Ministérios da Educação dos quatro países fundadores (Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina).  Em sua fase piloto, participam 19 universidades brasileiras, 27 argentinas, 10 paraguaias e quatro universidades uruguaias.

A UFLA participa em quatro redes de cooperação em diferentes áreas, com previsão de intercâmbio de estudantes a partir do mês de agosto de 2012. Da UFLA, oito estudantes cursarão um semestre letivo em universidades dos países membros. Metade dessas bolsas é oferecida pelo Ministério da Educação e a outra metade é um incentivo da Reitoria da UFLA para o sucesso do Projeto. Nesta fase piloto, a UFLA também receberá quatro estudantes de universidades parceiras.

O curso de Administração da UFLA compõe a Rede de Ciências Econômicas do Mercosul (ReCEM),  o curso de Engenharia de Controle e Automação participa da rede “Red Tecnológica del Sur (Red TECNOSUR) – Universitarios para la integración regional”, o curso de licenciatura em Matemática está na ”Rede de Mobilidade Acadêmica em Ciências Exatas e Naturais” e o de Letras faz parte da Rede “Formación, Investigación y Extensión Lingüística para la Integración(FIELin)”.

Segundo a coordenação do Programa na UFLA, após a fase piloto, a expectativa é fortalecer os intercâmbios, com maior número de estudantes, professores e pesquisadores dos quatro países, abrangendo outros cursos e incentivando ainda mais o processo de internacionalização, a integração regional, bem como tornando mais próximos os diálogos e cooperações intra e interdisciplinares.