Estudantes da UFLA entram em greve em apoio aos professores

Cibele Aguiar

No final da tarde dessa quinta-feira (17), estudantes da UFLA saíram em passeata pelo câmpus da Universidade e ruas da cidade para marcar a deliberação da comunidade discente de entrar em greve em apoio às reinvindicações dos professores. Mesmo dia em que os docentes da UFLA iniciaram a paralisação proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Com a iniciativa e organização do Diretório Central de Estudantes (DCE) e centros acadêmicos, a assembleia dos estudantes foi realizada no Restaurante Universitário (RU) e reuniu cerca de 700 participantes.

Em frente ao prédio da Reitoria, os estudantes foram recebidos pelo reitor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, e pelo reitor eleito para a próxima gestão, professor José Roberto Soares Scolforo, além de assessores e pró-reitores que presenciaram a manifestação. Os gestores ouviram as reinvindicações e aguardam a formalização das demandas para que sejam iniciados o diálogo e negociações.

Canal aberto aos estudantes para negociação

Para o prof. Scolforo, a manifestação é lícita e, de forma ordeira, é bem-vinda. “A organização dos estudantes fortalece o movimento pela valorização da carreira docente. Todos, estudantes e professores, buscam condições melhores de ensino e recebem o apoio da Direção Executiva da Universidade. O canal de comunicação e o apoio mútuo entre todos os segmentos são fundamentais para o fortalecimento da instituição”, considerou, reforçando que a maioria das demandas dos estudantes está em sinergia com as propostas para a próxima gestão.