Comunidade acadêmica sugere alterações no PDI 2011-2015

Cibele Aguiar

Nessa quarta-feira (9), a Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – (PDI/ 2011- 2015) realizou um fórum, em três sessões, aberto à participação da comunidade para a revisão anual do documento.

Durante o fórum, também foi apresentado o PDI On-line, ferramenta de gestão que vai disponibilizar, a partir desta sexta-feira (11), um painel de acompanhamento e controle de todas as ações previstas, em link chamado “painel de bordo”. Por meio dessa ferramenta, será possível verificar o andamento das ações, os prazos para sua conclusão e o nível de atendimento de cada meta descrita no documento.

Os representantes de cada órgão responsável pelas metas estabelecidas e conjuntos de ações descritas no PDI foram cadastrados para a operacionalização do Programa PDI On-line, disponível no endereço www.ufla.br/pdionline. Nesse site, haverá um link permanente para sugestões da comunidade ao longo de todo o ano, até a próxima revisão do documento, em 2013.

O próximo passo será a análise e operacionalização de cerca de 200 sugestões de revisão e atualização de metas, ações e prazos, que posteriormente serão levadas à aprovação do Conselho Universitário (Cuni) e disponibilizadas para toda a comunidade acadêmica.

Para o presidente da Comissão de Elaboração do PDI, professor José Roberto Pereira – do Departamento de Administração e Economia (DAE), o PDI é uma excelente ferramenta de participação que está sendo lapidada, visando a propiciar o planejamento de metas e ações de curto e médio prazo, que resultará em um melhor desempenho institucional e deverá contribuir para um planejamento específico nos diferentes departamentos e setores.

Na avaliação do reitor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, a versão on-line do PDI é mais uma oportunidade para a comunidade participar dos direcionamentos da Instituição. A atualização anual do documento, segundo ele, acompanha o dinamismo da Universidade e permite rever as ações prioritárias para uma expansão com qualidade.

O vice-reitor, professor José Roberto Scolforo, considera o PDI uma ferramenta fundamental para subsidiar o planejamento da Universidade, sobretudo quando o desempenho das metas e ações estiverem associadas ao orçamento da UFLA, tanto no sentido de justificar o não cumprimento, quanto no sentido de destacar o empenho e a conquista de recursos para sua execução.

Acesse o PDI 2011-2015 em www.ufla.br/pdi