Convites para conferência da jornalista Míriam Leitão estão encerrados

Nesta quarta-feira (29), o Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) disponibilizou os convites remanescentes para a conferência da jornalista e articulista Míriam Leitão, que será realizada na próxima sexta-feira (2), às 19 horas, no Salão de Convenções da UFLA, marcando o encerramento do Programa de Verão do DEX. Em meia hora, os convites esgotaram-se. A conferência é gratuita e aberta ao público; porém, a entrada somente será permitida mediante a apresentação do convite.

Após a palestra, a jornalista e articulista irá autografar os livros de sua autoria, Convém Sonhar e A Saga Brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda. Míriam Leitão é conhecida nacionalmente pela sua participação em veículos como jornal O Globo, Rádio CBN, Globo News e Rede Globo de Televisão, especialmente no jornal Bom Dia Brasil.

DEX convida para a conferência da jornalista Míriam Leitão nesta sexta-feira (2)

Cibele Aguiar

A partir desta quarta-feira (29), interessados em participar da conferência da jornalista e articulista Míriam Leitão deverão retirar o convite na secretaria do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA). A conferência será na próxima sexta-feira (2), às 19 horas, no Salão de Convenções da UFLA e marcará o encerramento do Programa de Verão do DEX. A jornalista, que atua principalmente nas editorias de economia e negócios, apresentará o tema “Conjuntura Econômica e Educação”, abordando os impactos da economia mundial sobre a estrutura educacional brasileira.

A conferência é gratuita e aberta ao público; porém, a entrada somente será permitida mediante a apresentação do convite, que deve ser retirado até o dia 2 (sexta-feira), na secretaria do DEX.

Aprovados na 5ª chamada da lista de espera do Sisu devem fazer matrícula presencial hoje (29)

Esta quarta-feira (29) é o último dia para os aprovados na 5ª lista de espera de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) realizarem a matrícula em cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os candidatos aprovados que ainda não preencheram a ficha de cadastro on-line no site www.drca.ufla.br (Calouros – 1ª semestre de 2012 – Sisu) deverão preenchê-la e comparecer para a matrícula presencial, hoje (29), na Diretoria de Registro e Cadastro Acadêmico (DRCA) – Prédio da Administração Central, das 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, para a entrega de todos os documentos descritos no Edital.

A DRCA informa que perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato aprovado que não realizar sua matrícula no prazo estabelecido e não apresentar a documentação completa exigida.

Veja instruções de matrícula

Primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada é defendida

Graziele, ladeada pelos membros da mesa de honra

A doutoranda Graziele Wolff de Almeida defendeu a primeira tese do programa de pós-graduação em Ecologia Aplicada. A apresentação foi realizada no dia 28, às 13 horas, no Anfiteatro e Sala de Teleconferência do Setor de Ecologia (Departamento de Biologia).

Graziele foi orientada pelo professor Eduardo van den Berg e a banca avaliadora foi composta pelos professores Dayse Lucy Medeiros Carneiro Resende (UFLA), Flávia de Freitas Coelho (UFLA), Maurício Mello Petrucio (UFSC) e Paulo dos Santos Pompeu (UFLA). A mesa de honra do evento foi composta pelo reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior, e pelo coordenador do programa, professor Paulo dos Santos Pompeu.

O programa de pós-graduação em Ecologia Aplicada é oferecido nos níveis de mestrado e doutorado, voltado para quem cursou Ciências Biológicas e áreas correspondentes, ou mestres em áreas afins. Tem como objetivo capacitar esses profissionais para gerar conhecimento técnico e científico para a conservação dos recursos naturais.

A primeira turma de mestrado do programa iniciou suas atividades em março de 2006. A proposta de criação do doutorado foi enviada à Capes em 2008 e, em março de 2009, teve início a primeira turma do programa.

Sobre a tese

A tese “Aspectos Ecológicos da Comunidade de Macrófitas Aquáticas na Represa do Funil, MG: Perspectiva para o Manejo”, elaborada por Graziele, originou-se do monitoramento da comunidade de plantas aquáticas daquele reservatório, a fim de verificar se havia infestação da flora aquática e possíveis danos ao fornecimento de energia.

De acordo com Graziele, não havia nenhum estudo sobre a flora e a sua distribuição na represa. A autora identificou uma rica comunidade de plantas e nenhuma infestação, resultando na recomendação da continuidade de monitoramento sem que haja qualquer retirada de plantas do reservatório. O projeto foi financiado pelo Consórcio Vale/Cemig Hidrelétrica do Funil.