Professor da UFLA recebe Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Cibele Aguiar

Em tarde solene na Fundação Carlos Chagas, em São Paulo, no dia 28 de novembro, o professor da Universidade Federal de Lavras, Bruno Andrade Pinto Monteiro, do Departamento de Química (DQI), foi agraciado com  troféu e diploma da edição 2011 do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A premiação é um reconhecimento ao projeto  “A inserção do tema da educação em ciências, em espaços não formais, na formação de professores de ciências e química“.

O reconhecimento tem o propósito de revelar o trabalho realizado por docentes de Licenciatura na formação de professores para o ensino básico. O projeto do professor Bruno objetiva demonstrar que a educação em ciências pode ser favorecida por meio de ações no âmbito da articulação entre os espaços formais, a exemplo da escola e dos espaços não formais, tais como museus, Museus de História Natural, Centros de Ciências, Centros Tecnológicos, entre outros espaços e equipamentos culturais.

TV Universitária divulga reportagem histórica sobre o DAG – Vale a pena conferir

Cibele Aguiar

No início do mês, professores e técnicos administrativos do Departamento de Agricultura (DAG) estiveram reunidos no Centro de Integração Universitária (Ciuni), para a celebração da 500ª reunião do Departamento, com pauta festiva. A mesa de honra foi composta pelo chefe do DAG, professor Gabriel José de Carvalho, pela secretária Simone Santos Dias e pelos professores Fábio Pereira Cartaxo (diretor da ESAL no período 1971 a 1975) e João Márcio de Carvalho Rios (diretor da Esal no período 1979 a 1983), que redigiu a ata de fundação do Departamento, em janeiro de 1966.

O professor Gabriel Carvalho conduziu os convidados a um resgate histórico do Departamento, instalado inicialmente no salão nobre da Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL, tendo como primeiro chefe o professor Tancredo Paranaguá; subchefe o professor Marcelo Oto Penido; e como secretário o professor João Márcio Rios. Em 1970, a sede do DAG foi transferida para o câmpus novo.

Na linha do tempo, o DAG foi pioneiro em lançar, em 1975, o primeiro programa de pós-graduação, com o mestrado em Fitotecnia e, em 1989, a fundação do doutorado. Hoje, já são 692 dissertações e 288 teses defendidas, além da formação de milhares de profissionais e da geração de informações que contribuem para o fortalecimento do setor agrícola. Atualmente, o DAG concentra 1100 estudantes de graduação e pós-graduação, 38 docentes, 24 técnicos administrativos e 10 servidores terceirizados, sendo responsável por 44% das matrículas em cursos de Ciências Agrárias na Universidade.

Assista à Reportagem da TV Universitária – Imagem Jesus Rafael, reportagem Lisa Fávaro

[vsw id=”fi3Z0aMda-Q” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

Colóquio debate relações entre filosofia e política

O professor Renato Franco, da Unesp

Começou no dia 28 o primeiro Colóquio de Filosofia realizado pelo curso de Filosofia e Departamento de Ciências Humanas da UFLA. O minicurso com o tema “Walter Benjamim e o combate ao fascismo: Filosofia, arte e política” foi ministrado em duas etapas nos dias 28 e 29, pelo professor da Unesp Renato Franco. Toda a programação do evento é realizada no Anfiteatro do Departamento de Biologia, às 19 horas.

Confira a programação:

30 de novembro:

19h – 19h50 – palestra:

“Crítica à autonomia do poder político em Agostinho”

Prof. Luiz Marcos da Silva Filho (UFLA)

20h – 20h50 – palestra:

“Kant, Fichte e a Revolução Francesa”

Prof. João Geraldo Martins da Cunha (UFLA)

21h – 21h50 – palestra:

“Poder, política e verdade em Michel Foucault”

Prof. André Constantino Yazbek (UFLA)

1º de dezembro:

19h – 19h50 – palestra:

“Razão deliberativa e ação”

Profª Marisa Lopes (UFSCar)

20h – 20h50 – palestra:

“Fé e saber em Kant: os limites da razão pública”

Prof. Maurício Cardoso Keinert (USP)

21h – 21h50 – palestra:

“Kant e a imaginação: imaginando um outro Kant”

Prof. Fernando Costa Mattos (UFABC)

2 de dezembro:

19h – 19h50 – palestra:

“Vicente de Beauvais e o conceito de realeza cristã no século XIII”

Prof. André Luís Pereira Miatello (UFMG)

20h – 20h50 – palestra:

“Conhecimento, Vontade e Bem-Comum como fundamentos da Política Medieval”

Prof. Carlos Eduardo de Oliveira (UFSCar)

21h – 22h30 – conferência de encerramento:

“Agostinho, filosofia e política”

Prof. Moacyr Ayres Novaes Filho (USP)

Em casa, time da UFLA garante terceiro lugar no Mineiro

A UFLA recebeu, nos dias 26 e 27, a segunda etapa do Campeonato Mineiro de Rugby Seven. Doze equipes do estado, totalizando 150 atletas, competiram. Em casa, o time da UFLA alcançou um desempenho superior ao da primeira etapa (em que terminou na sexta colocação, de nove equipes), conquistando a terceira colocação.

Na primeira fase dessa etapa, o time A da UFLA venceu três adversários e teve uma derrota, enquanto o time B obteve uma vitória. Ambos foram à fase seguinte, em que o time A da UFLA venceu o rival Uberlândia e avançou para as semifinais. Já o time B enfrentou o Taurus, de Uberaba, em uma partida bastante disputada, mas foi eliminado.

O time A, nas semifinais, encarou o Varginha A. Atual campeão e favorito ao título, o clube de Varginha venceu e, posteriormente, confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão. A prata foi para o BH Rugby.

Pela disputa do terceiro lugar, a equipe A da Ufla enfrentou o Inconfidentes Rugby, de Ouro Preto. O adversário saiu na frente logo no início da partida, mas, em seguida, a equipe da universidade virou o placar e ampliou, conquistando o terceiro lugar na etapa por 28 a 5. O time B da UFLA, já barrado nas quartas de final, perdeu para Juiz de Fora e encerrou sua participação na oitava colocação.

A competição foi organizada pela Federação Mineira de Rugby, em parceria com a Associação Acadêmica de Esportes (Leufla). Veja mais informações no site: www.leufla.ufla.br.