Colóquio da Física apresenta técnicas para cálculos somatórios

Na próxima quarta-feira (26), na programação semanal do projeto “Colóquios da Física”, o professor Paulo Sérgio Costa Lino, do Departamento de Ciências Exatas (DEX), fará uma explanação sobre somatórios e séries numéricas. Para os aficionados pelos desafios dessa área do conhecimento, uma verdadeira festa de números e teoremas. Serão abordadas várias técnicas, como o teorema das colunas, o método da perturbação, o uso de derivadas e integrais, função beta e gama e cálculo de somatórios finitos e infinitos.

A palestra será no anfiteatro do DEX, às 17 horas.

Lançado edital para intercâmbio na Universidade de Wageningen

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por intermédio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), oferece aos estudantes de graduação de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFLA a oportunidade de realização de intercâmbio na Wageningen University, Holanda. O período de inscrição é de 26 de outubro a 25 de novembro de 2011. O formulário de inscrição e a documentação exigida no Edital deverão ser entregues na DRI (prédio das pró-reitorias).

Os estudantes selecionados para o intercâmbio acadêmico terão como benefícios: o translado de ida e volta (Brasil – Holanda), bolsas mensais de 870 euros, seguro saúde e auxílio-instalação. A mobilidade prevista no Edital terá vigência para o segundo semestre letivo de 2012.

A seleção dos candidatos será feita mediante análise dos documentos e dos critérios de seleção descritos no Edital, entrevista e comprovação da proficiência em Língua Inglesa (testes Toefl ou Ielts). O resultado final da seleção será divulgado dia 20 de fevereiro de 2012.

Informações: DRI – 38291858 e PRG – 38291113

Veja o Edital

Ficha de inscrição

Ciclo de palestras aborda plantas medicinais

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre plantas medicinais e suas aplicações, será promovido, nos dias 26 e 27, o IV Ciclo de Palestras em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. O evento será realizado no Anfiteatro de Agricultura da UFLA e será aberto na quarta-feira (26), às 18 horas.

No primeiro dia, duas palestras vão abordar as plantas medicinais do cerrado de Minas Gerais. O professor da UFLA Manuel Losada Gavilanes abre o ciclo falando sobre as espécies que possuem propriedades medicinais e, em seguida, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Geraldo Celio Brandão discorre sobre a atividade antiviral das plantas do bioma mineiro.

Já na quinta-feira, às 18 horas, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Pedro Melillo de Magalhães abordará o desenvolvimento agronômico de plantas medicinais para a produção de fitomedicamentos. Às 19h30, a médica Eloisa Cavassani Pimentel de Magalhães fará um relato sobre a experiência da fitoterapia no serviço público ocorrido em Campinas.

O investimento para participar do Ciclo de Palestras é de R$ 15,00 e, com a inscrição, o participante recebe uma apostila com informações sobre plantas medicinais. As inscrições podem ser feitas na Cantina Central ou durante o evento. O Núcleo de Estudos em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (NEMAC) promove a atividade.

LEUFLA organiza competição de jogos eletrônicos

A segunda edição dos Jogos Eletrônicos da Universidade Federal de Lavras (JEUFLA) está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Neste ano, serão disputadas três modalidades: futebol, música e tática/estratégia em jogos de videogame e computador. As competições ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro no Departamento de Ciência da Computação.

A inscrição deve ser feita na sala da Associação Acadêmica de Esportes (LEUFLA), no Centro de Convivência, ao custo de R$ 5,00 por modalidade. As regras e a ficha de inscrição de cada jogo podem ser vistas neste link. Haverá premiação para os primeiros colocados.

A LEUFLA promove os jogos a fim de estimular o interesse do público universitário para o mundo digital, especialmente para o entretenimento eletrônico. Além das competições, o JEUFLA realiza demonstrações de videogames e fliperamas aos participantes.

Jogos

Os jogos empregados no torneio são os seguintes:

Futebol: Pro Evolution Soccer 2011 (Play Station 3)

Música (guitarra): Guitar Hero 5 (Play Station 3)

Tática e estratégia: Counter Strike 1.6 (computador)