UFLA será sede de aplicação do Toefl na quarta-feira (19)

Cibele Aguiar

A UFLA conseguiu ser sede da aplicação do Toefl (Test of English as a Foreign Language), exame de proficiência na Língua Inglesa exigido nos editais abertos do Programa Ciência sem Fronteiras, para graduação sanduíche nos Estados Unidos. O teste será realizado no Anfiteatro III do Departamento de Administração e Economia (DAE), no dia 19 de outubro, às 8 horas. Os candidatos inscritos devem comparecer no local com uma hora de antecedência.

O candidato que já fez a inscrição para o teste do dia 19/10, tendo escolhido outro centro de aplicação, poderá trocar a opção de local para a Universidade Federal de Lavras. Para isso, deverá acessar o site o qual fez a inscrição e optar pelo centro de aplicação Q474.

O Toefl é um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico, representando o passaporte para ingresso na maioria das instituições de Lígua Inglesa. O teste abrange quatro seções: leitura, compreensão oral, expressão oral e expressão escrita. A nota no TOEFL é válida por apenas dois anos – após esse prazo, ela é eliminada do banco de dados.

Informações sobre o teste e formas de inscrição no site do TOEFL: http://www.ets.org/toefl

UFLA sedia Road Ecology Brazil 2011- abertura será na próxima segunda-feira (17)

Em sua 2ª edição, o Road Ecology Brazil 2011 objetiva discutir técnicas de avaliação e mitigação de impactos de empreendimentos lineares sobre a biodiversidade, realizado de 17 a 19 de outubro, no Salão de Convenções. Esse evento é uma realização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, com o apoio institucional da Universidade Veiga de Almeida, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do ABC.

O REB 2011 deverá reunir profissionais das áreas biológicas, exatas e humanas que desenvolvem ações que relacionem estradas e rodovias às questões ambientais, sociais e econômicas. Trata-se de evento multidisciplinar, tendo como público-alvo professores, pesquisadores, empresários, consultores, representantes de instituições governamentais de diferentes esferas administrativas, membros de organizações não governamentais, estudantes de graduação e pós-graduação e interessados na área de Ecologia de Estradas.

De acordo com o coordenador do evento, professor do Departamento de Biologia (DBI) Alex Bager, “espera-se que esta nova edição do Road Ecology Brazil permita, mais uma vez, a troca de informações e experiências para subsidiar a implantação de políticas públicas em prol da sustentabilidade da relação entre meio ambiente e empreendimentos viários, objetivo principal dos pesquisadores que trabalham com Ecologia de Estradas”. Alex Bager é o coordenador do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Estradas (Gpees – CNPq), criado na UFLA em parceria com seis universidades.

Além da apresentação de Alex Bager, o REB 2011 contará com conferências de duas pesquisadoras internacionais: Lenore Fahrig (Carleton University, Canadá) e Clara Grilo (Universidade de Lisboa, Portugal). A programação terá ainda palestras, mesas-redondas, workshops, minicursos e sessão de pôsteres.

O REB 2011 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig).

Veja a programação completa e outras informações no site

Capes divulga resultado de bolsas de pós-doutorado

Cibele Aguiar

A Diretoria de Programa e Bolsas (DPB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da chamada do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) destinado às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A Universidade Federal de Lavras teve 25 projetos aprovados, com a concessão de 31 bolsas de pós-doutoramento.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Mozar José de Brito, e o diretor de Recursos e Bolsas, Alexandre José de Oliveira, participam, nesta quinta-feira (13), de reunião para orientação dos processos, na sede da Capes, em Brasília.

Tiveram os projetos aprovados os professores: Antônio Chalfun Júnior, Edson Ampélio Pozza, Antônia dos Reis Figueira, Mário Lúcio Vilela de Resende, Maria Laene Moreira de Carvalho, Moacir Pasqual, Rubens José Guimarães, Rafael Pio, Messias José Bastos de Andrade, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, Luciano Vilela Paiva, Janice Guedes de Carvalho, Luiz Roberto Guimarães Guilherme, Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, Luiz Carlos de Oliveira, Roberta Hilsdorf Piccoli, Márcio Gilberto Zangeronimo, Júlio Louzada, Flávio Meira Borém, Roberto Alves Braga, José Márcio Rocha Faria, Disney Ribeiro Dias, Carlos Rogério de Mello, Mario Luiz Chizzotti.