UFLA e Stihl reinauguram Centro de Qualificação

Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a empresa Stihl, o Centro de Qualificação Stihl Sudeste foi reinaugurado nesta quinta-feira (15). Localizado no câmpus da UFLA, o Centro, que existe desde o ano 2000, foi ampliado, ganhando novas instalações como sala de aula, cabine de teste de motores portáteis e sala de exposição de produtos.

A empresa produz ferramentas motorizadas portáteis para os mercados agropecuário, florestal, doméstico e de jardinagem. No Centro de Qualificação, realiza cursos técnicos e de gestão de negócios para seus revendedores. A parceria com a UFLA visa ao desenvolvimento de pesquisas, trabalhos de extensão e atividades de ensino em programas de graduação e pós-graduação nas áreas de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia de Controle e Automação e Zootecnia. A cooperação já resultou, inclusive, no aprimoramento de alguns produtos Stihl.

Durante a solenidade de inauguração, o chefe do Departamento de Engenharia da UFLA, professor Nilson Salvador, lembrou o início da parceria entre a empresa e a Universidade, que começou com o desenvolvimento de máquinas para o mercado cafeeiro e consolidou-se. De acordo com o professor, devido à idoneidade e conceituação das duas instituições. “Cerca de 2500 pessoas foram treinadas: alunos, técnicos administrativos e membros da comunidade. Esta é uma parceria modelo”, afirmou.

Assinatura do acordo de cooperação entre Stihl e UFLA

O presidente da Stihl Brasil, Cláudio Guenther, exaltou a cooperação entre a empresa e a UFLA: “Nossos produtos não são ‘de prateleira’. Eles são tecnicamente certificados. E graças a parcerias como esta, alcançamos melhorias técnicas”, disse. Segundo Guenther, a empresa pretende ter um centro de qualificação em cada região brasileira e a UFLA destacou-se na Sudeste devido à excelência na pesquisa e por estar inserida em uma região produtora de café, auxiliando o relacionamento da Stihl com seu público.

Representando a Reitoria da UFLA, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Magno Antônio Patto Ramalho falou sobre parcerias entre universidades e setor privado. “A UFLA está aberta para empresas interessadas em melhorar a vida da comunidade. Tomara que outras sigam o exemplo da Stihl. Pois assim, poderíamos fazer mais profissionais chegarem ao mercado de trabalho já qualificados, poupando tempo de treinamento das empresas”, considerou.

Mesa de honra

Participaram da solenidade de inauguração: o professor Magno Antônio Patto Ramalho; o presidente da Stihl Brasil, Cláudio Guenther; o secretário municipal de Relações Institucionais, Eduardo Luis Marani, representando a Prefeitura de Lavras; o chefe do Departamento de Engenharia, professor Nilson Salvador; o gerente de Vendas do Grupo Stihl para a América Latina, Michael Pipek; o vice-presidente de Marketing e Vendas Stihl Brasil, Romário Britto; e o coordenador do Núcleo Didático-Científico de Mecânica Agrícola, professor Antônio Donizette de Oliveira.