IV Festival Viva Vôlei será realizado neste sábado

Cibele Aguiar

No próximo sábado (3), das 9h às 12h, será realizado no Ginásio Poliesportivo do 8º Batalhão da Polícia Militar o IV Festival Viva Vôlei. O evento é direcionado a crianças de sete a 14 anos das escolas de Lavras e da comunidade. A programação compreende, além das partidas de vôlei, atividades de recreação. O evento, realizado duas vezes por ano, é organizado por estudantes do curso de Educação Física, sob a orientação do professor Marcelo Teixeira.

O Festival Viva Vôlei tem como apoiadores a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Federação Mineira de Volibol (FMV), a Polícia Militar a UFLA. O projeto foi iniciado em 1999 pela CBV, que em 2003 criou o Instituto Viva-Vôlei com uma chancela da UNESCO. Em Lavras, o projeto foi criado em 20110, tendo como padrinhos a ex-levantadora da seleção brasileira Marcelle Mendes e pelo campeão mundial André Heller. O objetivo é oferecer aos participantes uma oportunidade de recreação tendo como apelo a divulgação do esporte.

Durante o festival, haverá a apresentação do Hino Nacional pela banda do 8º Batalhão.

Troque artigos variados na Feira Troca de “lixo”

Quem quiser trocar objetos usados por outros tem até hoje (1º de setembro) para fazê-lo, na segunda edição da Feira Troca de “Lixo”. A feira teve início ontem, 31 de agosto, e permanece aberta até às 21 horas, no pátio da cantina central.

Livros, roupas, bijuterias e carregadores de telefone celular são alguns dos itens mais comuns em oferecimento. Destes, “os livros e carregadores têm uma procura maior”, garante o diretor de Projetos da Pró-Química Jr, Pedro Reis de Jesus. A iniciativa deste projeto, segundo ele, exercita a reflexão sobre o consumo, geração de lixo e reutilização.

A organização da feira é do Departamento de Química, Pró-Química Jr e Centro Acadêmico de Química, que se revezam no atendimento durante a feira. Mais detalhes sobre a iniciativa podem ser vistos na página eletrônica: http://www.proquimicajr.com.br/.

Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de inscritos para o ENEM

Cibele Aguiar

Mais de 600 mil candidatos de Minas Gerais estão inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), processo que vai selecionar os calouros que entrarão nas principais universidades do país em 2012, entre elas, a Universidade Federal de Lavras (UFLA). As provas serão realizadas em 22 e 23 de outubro, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O Enem de 2011 será aplicado a mais de 5,3 milhões de pessoas, em todo o país.

Entre as regiões, o Sudeste registrou o maior número de participantes, com 1.971.958 inscrições. Vêm a seguir, Nordeste (1.692.830), Sul (667.581), Norte (552.511) e Centro-Oeste (481.900). Por faixa etária, o exame deste ano tem a maior concentração de inscritos entre 21 e 30 anos (1.704.820 estudantes).

Mais de 70% dos inscritos (3.798.874) foram considerados isentos do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$35.

UFLA abre oportunidade de graduação sanduíche nos EUA com bolsa da Capes

Cibele Aguiar

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) comunicam a todos os estudantes da UFLA a primeira chamada do Programa Ciência sem Fronteiras, que acaba de ser lançada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O referido programa prevê a oferta de bolsas de estudos, na modalidade graduação-sanduíche nos Estados Unidos, com bolsa da CAPES.

O Edital de seleção da UFLA será divulgado nesta sexta-feira (2), sendo que a participação dos estudantes se dará na modalidade de adesão da Instituição. O estudante interessado deve atentar para a exigência do teste TOEFL, com aproveitamento mínimo de 79 pontos. Os interessados devem providenciar o quanto a documentação para atender ao cronograma estabelecido, já que não serão aceitos documentos fora do prazo.