Recepção de calouros marca início das atividades letivas do segundo semestre

Na próxima segunda-feira (1º), os calouros dos 22 cursos ofertados pela Universidade Federal de Lavras serão recepcionados em três cerimônias distintas (manhã, tarde e noite), no Salão de Convenções da Universidade. Para este semestre, a recepção de calouros terá uma abertura oficial no dia 1º e as demais atividades previstas na programação serão entre os dias 17 e 20 de agosto.

Objetivando a integração dos calouros à vida universitária, a programação inclui a apresentação dos direitos e deveres dos estudantes, as atividades relacionadas a cada pró-reitoria e informações sobre a proibição do trote na Universidade. Os novos estudantes também serão apresentados às representações acadêmicas (Diretório Central de Estudantes – DCE/UFLA e centros acadêmicos), responsáveis pela organização da Gincana de Integração de Calouros, que será realizada no sábado, 20, no Ginásio Poliesportivo da Universidade.

Vale ressaltar que, de acordo com a Resolução CEPE nº 42, de 21 de março de 2007, “O estudante que deixar de comparecer às atividades de recepção de calouros será automaticamente desvinculado do curso e da Universidade”. Ainda: “O estudante que necessitar ausentar-se durante as duas primeiras semanas letivas, por impedimento previsto no Decreto-Lei no 1.044/69 e nas Leis nos 715/69 e 6.202/75, deverá ter sua justificativa de ausência comunicada a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por ele próprio ou por pessoa que o represente, num prazo máximo de até dois (2) dias úteis após o início das atividades”.

Veja programação no site da PRG: http://www.prg.ufla.br/

UFLA oferece oportunidade de qualificação profissional à comunidade

O Programa de Qualificação Profissional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA abre inscrições para oito cursos noturnos, gratuitos e abertos à comunidade. A duração é de três meses e o participante recebe o certificado de conclusão.

As inscrições podem ser realizadas de 1º  a 12 de agosto, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Basta o preenchimento da ficha de inscrição e do questionário socioeconômico. O resultado da seleção será divulgado dia 17 de agosto. Os cursos terão início dia 22 de agosto.

Cursos ofertados:

• Capacitação de carpinteiro – 30 vagas
  • Capacitação de lanternagem e pintura automotiva – 20 vagas
  • Capacitação de mestre de obras – 30 vagas
  • Curso de criação de caprinos (manejo básico) – 20 vagas
  • Iniciação ao cultivo de plantas ornamentais – 20 vagas
  • Introdução à microinformática – 30 vagas
  • Manipulação de alimentos – segurança alimentar – 30 vagas
  • Operação e manutenção de tratores agrícolas – 30 vagas

Informações:

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – (35)3829-1590 ou 3829-1317

extensao@proec.ufla.br

UFLA realiza Colação de Grau para 13 cursos nesta sexta-feira (29)

Nesta sexta-feira, 29 de julho, 193 formandos de 13 cursos ofertados pela Universidade Federal de Lavras deixarão de ser estudantes da UFLA para se tornarem honrados profissionais formados na UFLA. A cerimônia será presidida pelo reitor da Universidade, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, com a presença de patronos, patronesses, professores e servidores homenageados, familiares e amigos dos formandos.

Serão duas colações de grau: com início às 15 horas, receberão o diploma os formandos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura), Sistemas de Informação. Estes formandos terão como paraninfo o secretário de Ciência. Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues.

Com início às 19 horas, será a vez dos formandos dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia. Nesta cerimônia, o paraninfo será o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), professor Luiz Cláudio Costa.